Logotipo

Aspectos fundamentais na criação de um logotipo para você, arquiteto(a)

Se você, arquiteto ou arquiteta, sente a necessidade de construir a identidade visual do seu escritório, nós temos muito a conversar! Certamente já lhe passou pela cabeça alguns símbolos, cores, tipos de fonte, entre tantas outras coisas que combinam com os valores que você quer transmitir.

Você sabe o que deve considerar na hora de escolher entre esses elementos? Se há dúvidas rondando a sua cabeça na tarefa de escolher o logotipo ideal, esse post foi feito para você.

Separamos cinco dicas importantes para o logotipo ideal!

1. Considere o público que você quer atingir

Antes de qualquer coisa, você precisa fazer uma análise mais aprofundada do público que pretende agir. Lembre-se que o objetivo da construção da sua identidade visual é justamente transmitir uma mensagem que demonstre seus diferenciais enquanto arquiteto. Por isso, é importante levar em consideração se você está buscando atrair um público-alvo mais jovem, conectado à tecnologia, por exemplo, ou, ao contrário, visa atingir uma fatia mais tradicional, que prioriza valores como solidez e tradição.

2. Ressalte seus pontos fortes

Uma vez definido com clareza quem é o receptor da sua mensagem, ou seja, seu público-alvo, chegou a hora de voltar suas atenções para o seu negócio. Você precisa elencar seus pontos fortes como arquiteto. Talvez você seja profissionalmente conhecido, por exemplo, por ser um professor ou professora, ou por premiações na área da arquitetura. Ou por projetos com design inovador.

Esse tipo de informação deve ser destacado na hora de realizar o briefing para a equipe que irá trabalhar na concepção do seu logotipo. Dessa maneira, fica muito mais fácil criar um logo que saia do lugar comum e projete você no mercado.

3. Escolha a tipografia mais adequada

É importante lembrar que sua identidade visual vai muito além de um símbolo. Pensar na tipografia (tipo de fonte, formato da fonte, tamanho da fonte) mais adequada também é essencial para que o seu logotipo esteja alinhado aos valores que você, como arquiteto, pretende transmitir. Opte sempre por uma fonte que tenha boa legibilidade, ou seja, que possa ser facilmente compreendida e lida independentemente do tamanho do seu logo.

É importante também considerar de que maneira a tipografia se integra ao símbolo que você escolheu, para que o conjunto seja equilibrado. Ícones volumosos, por exemplo, harmonizam melhor com fontes volumosas do que com aquelas mais delicadas;

A máxima que diz que "menos é mais" é uma verdade nesses casos. Letras extravagantes ou rebuscadas demais não são indicadas, já que poluem o visual e comprometem a elegância do seu logo como arquiteto. Ao mesmo tempo, considere que o tipo de fonte escolhida também passa uma mensagem subliminar ao seu receptor.

Entenda melhor:

Fontes mais finas dão a ideia de precisão, sutileza, elegância e leveza;

Fontes grossas ou negritadas passam a mensagem de solidez, tradição, consistência e durabilidade;

Fontes inclinadas ou itálicas transmitem a ideia de movimento, e são associadas a valores como agilidade, proatividade e presteza;

Fontes com serifas — que é como são chamados os traços e prolongamentos ao final de cada letra — passam a mensagem de tradição e elegância;

Fontes manuscritas estão ligadas a características como tratamento personalizado e cuidado artesanal e, por isso, são bastante utilizadas quando o emissor quer passar a ideia de proximidade e exclusividade.

4. Defina as cores do seu logo como arquiteto

Com essas questões esclarecidas, chegou a hora de definir as cores do seu logo como arquiteto. Aqui no Blog da Arquitetura, você vai encontrar muitos posts com informações importantes para compreender melhor o assunto.

É importante ter em mente que você não deve escolher mais do que duas cores, no máximo três. Logotipos multicoloridos deixam o visual poluído e pouco profissional.

Também é fundamental que você esteja aberto a novas possibilidades. Em geral, quando o assunto é logo para arquitetos e escritórios de arquitetura, geralmente as escolhas giram em torno das cores tradicionalmente ligadas à área da Arquitetura. Porém, isso não é uma regra obrigatória, e pensar em outra paleta de cores pode ser muito mais original e elegante!

5. Símbolos quase sempre são uma excelente alternativa

Não há nenhum problema em criar um logotipo apenas com tipografia, sem símbolos ou cujo símbolo tenha alguma relação com as iniciais do seu nome ou sobrenome. Em muitos casos isso funciona perfeitamente. Mas se você quer uma marca que se destaque no mercado e seja imediatamente reconhecida pelos seus clientes e parceiros, uma opção interessante é agregar nela simbologias relacionadas à Arquitetura (estruturas estilizadas, prédios, casas, entre tantos outros).

Lembre-se de que diferente não quer dizer, necessariamente, complexo ou rebuscado. Muitas vezes, um ícone ou símbolo simples resolve. Basta pensar em marcas como Apple (uma maçã), Nike (uma letra V estilizada) ou Chanel (duas letras C interligadas). Claro que são marcas que investem muito dinheiro em marketing e reconhecidas mundialmente, mas note que elas transmitem com clareza a sua mensagem e fixam-se instantaneamente no imaginário do público-alvo.

Para confiar essa tarefa de criar uma marca forte com sucesso o ideal é contar com uma equipe de qualidade, especializada em projetar logos para arquitetos. Assim, ficará mais fácil chegar a um resultado que seja ao mesmo tempo claro, elegante e de impacto para representar você e seu escritório.

O nosso post traz algumas dicas do processo de criação do seu logotipo, mas claro o time de designers profissionais da Pling já leva todos estes fatores em consideração no momento de iniciar o seu projeto de marketing. Saiba que sua participação é fundamental no momento de resposta ao briefing inicial, pois é ali que você poderá expressar de forma precisa suas preferências, afinal a marca é sua!

Se você quer trabalhar na construção da sua identidade visual, entre em contato com a Pling agora mesmo! Será um prazer ajudar a sua marca a crescer e estabelecermos nossa relação!

Dê uma olhada em exemplos de marcas profissionais para Arquitetos criadas pela Pling clicando aqui.

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