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Marca para arquiteto: as dicas para a melhor criação

Pense o seguinte cenário: duas empresas que oferecem exatamente o mesmo produto ou serviço, mas uma delas é mais lembrada pelos consumidores, enquanto a outra não. Isso ocorre todos os dias no mercado e é resultado de uma marca ter mais força do que a outra, ou seja, estar sempre presente nas lembranças das pessoas e contar com um diferencial que pesa na decisão. No ramo da arquitetura isso também ocorre!

Você sabe o que é exatamente uma marca? E como criar uma marca forte, que se comunique bem com o seu público-alvo e, consequentemente, seja sempre lembrada por eles? Esses assuntos abordaremos no decorrer deste post!

Antes de mais nada, é preciso não confundir o conceito de marca com o de nome ou logotipo. Na verdade, marca é muito além do que isso. De modo simples pode-se dizer que a marca é um conjunto de elementos que ajudam a compor a imagem de uma empresa e determinam a maneira como ela é percebida por parceiros, clientes, concorrentes e pelo público em geral.

O nome e logotipo são, claro, uma parte importante desse processo de identificação, mas não são únicos, precisam estar inseridos em um contexto todo. Os produtos da empresa, a linguagem que ela utiliza para se comunicar com o seu público, as cores, fontes e até mesmo a reputação no mercado também ajudam a compor sua marca.

E como criar uma marca forte para um arquiteto?

Criar uma marca forte para o seu escritório em um mercado cada vez mais competitivo, não é uma tarefa fácil. Porém, com planejamento estratégico e dedicação, é possível fixar a sua imagem, como arquiteto, no imaginário dos possíveis clientes e se destacar no mercado da arquitetura, com responsabilidade e ética. Leia essas dicas que vão guiar arquitetos de todo o Brasil no processo de criação de uma marca profissional:

Conheça bem o seu público-alvo, ou seja, quem são seus potenciais clientes

O primeiro passo para criar uma marca forte e de alta competitividade é definir claramente o seu público-alvo. Esse é o momento para projetar os rumos que você deseja dar ao seu escritório: a ideia é atrair mais clientes com um perfil similar aos que já buscam você para projetos atualmente ou, ao contrário, você quer dar uma virada profissional e focar em atrair outro público?

Qualquer que seja a escolha, é ideal traçar um perfil desse público-alvo. Você pretende atingir mais homens ou mulheres? De que idade? Quais são os principais costumes de consumo desses potenciais clientes? Essas informações são determinantes para que você possa construir uma marca que realmente converse com as necessidades do seu público.

Conheça bem sua concorrência

Acompanhar o que os seus colegas arquitetos estão fazendo e como estão se posicionando no mercado é uma prática saudável e que pode ser determinante na construção de uma marca forte. A ideia não é copiar ou imitar trabalhos bem-sucedidos, isso nem pensar. Mas é bacana buscar inspiração em casos que dão certo e aprender com os erros de profissionais que têm um perfil semelhante com o seu.

Você pode identificar os pontos fortes na identidade visual de outros escritórios e usar essas informações para defender seus pontos de vista nas reuniões ou contatos que servirão como ponto inicial para os profissionais da área de design que estarão ajudando você nesse processo.

Saiba os seus diferenciais, aquilo que destaca você

Definido o público-alvo e com uma boa ideia do que estão fazendo seus colegas de mercado, chegou a hora de focar em você. É fundamental identificar quais são os diferenciais do seu escritório, aquelas qualidades que fazem com que os clientes procurem por seus projetos, e não por outro arquiteto.

Pode ser que esse ponto forte seja o visual do seu escritório, um ambiente moderno, ou os projetos que você possui em portfólio, enfim, algo que você deve descobrir ao se analisar. O importante é que esses diferenciais sejam identificados para que eles possam ser destacados no processo de construção da marca. É aí que você vai estabelecer a personalidade do seu negócio e entender quais conexões você quer que ele desenvolva com o seu público.

Pode ser que você queira se comunicar com um público mais velho, para o qual valores como tradição e solidez são muito importantes, por exemplo. Ou que o seu desejo seja atrair uma clientela mais jovem. Qualquer que seja sua opção, ela precisa ficar muito clara antes de partir para o próximo passo.

Opte por criar a sua marca com uma equipe de qualidade

Com a imagem de seu escritório bem definida, mas ainda no seu imaginário, essa é a hora de partir para a ação e criar – de fato – da sua marca. É o momento de escolher parceiros de confiança para a criação de sua identidade visual.

Busque uma empresa que tenha amplo conhecimento em criar marcas para profissionais da área da arquitetura, tenha credibilidade no mercado e esteja focada em prestar um atendimento de qualidade. Ao confiar essa tarefa ao time de especialistas da Pling, por exemplo, você tem a certeza de que o seu dinheiro será bem investido, pois você só paga pelo logotipo quando estiver 100% satisfeito com o resultado. A Pling oferece essa modalidade de prestação de serviços porque sabe da qualidade do trabalho que oferece ao mercado e conta com uma equipe formada por profissionais com a experiência e conhecimento necessários para entregar um resultado de excelência!

Se você pensa que chegou o momento de construir a sua marca e investir no seu escritório, entre em contato com a Pling! Será um prazer ajudar o seu negócio a prosperar!

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