Marketing

As vantagens do arquiteto que possui e-mail profissional

Quando um possível cliente precisa contratar um arquiteto ou urbanista, antes de mais nada, quer escolher um profissional que lhe transmita credibilidade. Aliás, quando você está buscando algum fornecedor ou alguém que lhe preste um serviço, usa da mesma lógica, certo?

O que queremos deixar claro é que a credibilidade de um arquiteto ou escritório de arquitetura não é construída apenas com base nos conhecimentos técnicos desse profissional. Há alguns detalhes, que para muitos podem até parecer simples, mas que fazem diferença competitiva na hora de optar por um arquiteto em detrimento de outro: a falta de um e-mail profissional ou de um site bem construído na internet, por exemplo, pode prejudicar bastante a percepção dos potenciais novos clientes.

Por isso, focar em todos os aspectos da sua reputação profissional é fundamental para quem busca o sucesso e um portfólio repleto de projetos entregues. E uma das medidas mais importantes no sentido da profissionalização do seu escritório deve ser a criação de um e-mail profissional.

Nós preparamos este artigo para que você entenda a importância dessa estratégia e saiba quais são as vantagens que ela pode trazer para a sua carreira como arquiteto. Siga a leitura!

Por que devo usar um e-mail profissional?

De modo geral, os provedores gratuitos, como Gmail, Yahoo ou Hotmail têm as mesmas funcionalidades de um e-mail profissional. Tanto um tipo de e-mail quanto o outro enviam e recebem informações, assim de forma simples.

Porém, um e-mail profissional oferece duas vantagens que tornam o seu uso indispensável: a primeira delas é a maior capacidade de armazenamento. Um e-mail profissional costuma ter armazenamento bastante superior, garantindo que nenhum documento, como uma planta arquitetônica, por exemplo, deixará de chegar até você ou de ser enviado aos seus clientes. No dia a dia do arquiteto, que trabalha com arquivos pesados, essa é uma diferença bem impactante.

A segunda, e mais importante, é a personalização do endereço. Ou seja, em vez de usar endereços como nomedoarquiteto@gmail.com, você passará a utilizar seunome@nomedoescritorio.com.br.

Mas afinal, por que isso é vantajoso para mim?

A utilização de um e-mail profissional no lugar dos serviços gratuitos gera uma série de benefícios para o seu escritório. Saiba quais são eles:

Reforça sua credibilidade profissional

Manter a credibilidade do seu escritório em alta e intacta é o principal motivo para utilizar um e-mail profissional.

Imagine que um potencial cliente está buscando por mais informações sobre seus projetos e atuação e encontra a informação de que eventuais dúvidas devem ser direcionadas ao seu e-mail pessoal ou ainda ao endereço da sua secretária, se você possuir uma.

Pode acontecer deste potencial cliente — lembre-se que ele ainda não conhece você — se questionar sobre a estrutura do escritório e, por extensão, sobre o profissionalismo das atividades desenvolvidas ali. E talvez você, na chance que tinha de atrair esse potencial cliente, nunca mais o veja. Isso é muito possível de acontecer e acontece todos os dias com profissionais que não possuem boa colocação na internet, ou seja, que não dão atenção necessária para este que é o principal canal de atração de novos pacientes.

Outro exemplo: você combina de enviar um projeto para algum cliente via e-mail. Mandar essas informações de um provedor profissional garante a legitimidade do conteúdo, enquanto as que chegam por meio de um serviço gratuito podem inclusive gerar dúvidas no destinatário quanto à autenticidade do remetente.

Ou seja, um e-mail de provedor gratuito passa a ideia de amadorismo e desorganização, dois conceitos que certamente você não quer ver associados ao seu escritório, correto?

Impulsiona sua marca profissional

Muito provavelmente, você conhece a importância de ter uma marca profissional consolidada na captação de novos clientes e fidelização dos antigos.

Possuir um e-mail profissional é importante no fortalecimento da sua marca, já que aumenta a fixação naturalmente, durante o contato com fornecedores e clientes, que se habituam a receber mensagens do remetente nome@nomedoescritorio.com.br e automaticamente fazem a associação a você, arquiteto.

Além de figurar no domínio, o nome e o logo do seu escritório também poderão aparecer na assinatura do e-mail e em todos os aspectos da comunicação eletrônica, reforçando a sua imagem profissional.

Ajuda a conquistar novos clientes

Possuir um e-mail profissional pode ajudar você a conquistar o mercado. Isso porque, com essa ferramenta, você terá como realizar uma série de ações de marketing, como envio de newsletters com informações sobre o trabalho que você desenvolve, e ainda criar campanhas e ações de relacionamento que não só ajudam a aumentar sua base de clientes, como auxiliam na fidelização dos que já confiaram a você algum projeto.

E-mail profissional e site na internet: uma dupla imbatível

Possuir um domínio é o primeiro passo para que o seu escritório tenha um site oficial, outra ferramenta totalmente positiva para quem deseja profissionalizar sua atuação. Uma página bem construída e com bom posicionamento em mecanismos de busca, como o Google, aumenta a visibilidade do seu escritório e auxilia na captação de novos clientes.

Como você pode ver, possuir um e-mail profissional é uma excelente estratégia para quem deseja preencher a agenda com qualidade e criar autoridade na área da arquitetura, além de fortalecer sua marca e reforçar a sua credibilidade.

Se você quiser experimentar este serviço, crie gratuitamente sua conta na Pling clicando aqui. E conte com a ajuda do nosso time de especialistas para ajudá-lo sempre que necessário.

0
Seja o primeiro a comentar!