Logotipo

Os cinco aspectos fundamentais para um bom logotipo para arquiteto

Se você, arquiteto ou arquiteta, está interessado em construir ou mudar sua identidade visual, certamente já se questionou o que diferencia um logotipo efetivo, ou seja, que firma na memória dos seus clientes e parceiros, de um totalmente ineficiente.

Nós, da Pling, acreditamos que a resposta para esse questionamento não está em um único fator, mas em um conjunto deles que, somados, compõem as características básicas de um logotipo que funcione dentro de sua estratégia de marketing.

Afinal, quais são essas características? Abordamos pelo menos cinco características básicas que devem nortear o planejamento de um logotipo para arquitetos e para escritórios de arquitetura e que nosso time de especialistas leva muito a sério na hora de criar sua identidade. Acompanhe:

1. Desenho simples

Um logotipo efetivo, que fixa rapidamente na memória dos clientes e potenciais clientes, é aquele cujo desenho é simples, com poucos elementos.

É importante ressaltar que quando falamos em simples, não estamos nos referindo a um logotipo pouco criativo ou feito sem cuidado, mas, sim, em um trabalho que encante pela harmonia dos elementos e pela limpeza das formas.

Assim como acontece com as cores, adotar muitos elementos pode deixar o resultado poluído visualmente, o que provoca confusão nas pessoas. Por isso, saiba que a máxima do “menos é mais” vale muito nesses casos e que o excesso não é sinônimo de sofisticação ou refinamento.

2. O público-alvo é levado em consideração

Pense no logotipo da Apple, que lhe deve ser bastante familiar. A maçã é reconhecida em qualquer lugar do mundo e parece feita sob medida para os aparelhos da marca, certo? Mas será que essa identidade visual encaixaria tão perfeitamente no conceito visual de uma marca de roupas esportivas, por exemplo? O que lhe parece?

Quando se trata de identidade visual, o que é perfeito para comunicar a mensagem de uma marca pode ser péssimo para a imagem de outra. É preciso ser adequado e o que determina adequação, nestes casos, passa necessariamente pelo público-alvo que pretende atingir. Por isso, antes de começar a planejar o seu, é importante pensar no perfil de clientes que você deseja atrair para o seu escritório.

A ideia é atingir um público mais jovem e moderno, antenado em novidades? Ou sua atuação é mais focada em um público da terceira idade, para os quais valores como tradição e solidez são mais importantes? Todas essas informações precisam ser levadas na hora de iniciar o projeto para que ele possa ser bem-sucedido e fazer sentido para você.

3. É criado com base em um estudo de cores

Escolher as cores do logotipo do seu escritório de arquitetura não é uma tarefa difícil. No entanto, para que o resultado final seja satisfatório, é importante conhecer sobre teoria das cores e entender a mensagem que cada uma delas transmite para fundamentar suas escolhas.

Dessa maneira, ficará mais fácil chegar a um resultado que realmente transmita a mensagem correta para o seu público-alvo.

4. É concebido por uma equipe com expertise no assunto

Conhecer o básico sobre teoria das cores e entender bem o seu público-alvo são medidas importantes para quem quer um logotipo efetivo, mas nada disso surtirá efeito se você não estiver trabalhando com uma equipe altamente capacitada e especialista na concepção de identidades visuais para arquitetos.

Para que o trabalho realmente dê resultado, é fundamental contar com pessoal qualificado e manter um canal de comunicação aberto e constante. Assim, fica mais fácil para o profissional entender as suas necessidades e oferecer um projeto que esteja realmente adequado à mensagem que você pretende transmitir.

5. É versátil

Uma das características mais importantes de um logotipo efetivo é a sua versatilidade. Mas, o que é isso? Evite optar por modelos que não funcionam bem em cores e tamanhos diferentes daqueles para os quais foram projetados inicialmente — afinal, você nunca sabe quando irá precisar, não é mesmo?

O ideal é que o logotipo seja atemporal, ou seja, não esteja preso a modismos que podem se tornar ultrapassados em pouco tempo e exijam que você realize alterações constantes na sua identidade visual.

Depois de ter acesso às nossas dicas, você está pronto para criar ou mudar a sua identidade visual? Entre em contato com a Pling! Será um prazer ajudá-lo a criar um logotipo para o seu escritório! Conheça trabalhos desenvolvidos por nós para arquitetos de todo o Brasil clicando aqui.

0
Seja o primeiro a comentar!