Logotipo

As perguntas e respostas sobre criação de logotipo para arquitetos

Recebemos, aqui na Pling, diariamente, muitas perguntas de arquitetos de todo o Brasil interessados em criar um logotipo profissional. As dúvidas são bem diversificadas, mas as campeãs são:

Vocês criam o nome para a minha marca? Como funciona o processo de criação do meu logotipo? Quanto tempo demora?

Então, para esclarecer o maior número possível de interessados resolvemos reunir neste post uma série de perguntas e respostas que esclarecem detalhadamente como funciona o processo de criação de um logotipo para arquitetos.

Antes de explicar como criamos nossos logotipos, é importante que fique bem claro:

Aqui na Pling você só paga depois que estiver 100% satisfeito! Você solicita, pode ser agora mesmo, a criação de seu logotipo, e recebe a primeira proposta em até três dias úteis e aí somente após aprovar o logotipo é que você efetua o pagamento!

É exatamente isso que você leu, sem pegadinha: você só faz o pagamento depois que estiver completamente satisfeito com o nosso trabalho!

Mas é Logotipo, Logomarca, Marca?

Aqui na Pling denominamos “Marca Profissional” o conjunto formado pelo seu logotipo e pela sua identidade visual (aplicações visuais como cartão de visitas, papel timbrado, capa para redes sociais, etc).

Como funciona o processo de criação de um logotipo para arquitetos?

Para que não fique nenhuma dúvida sobre o nosso processo de criação dos logotipos para os nutricionistas, convidamos Jéssica Mota, Designer Chefe da equipe de criação da Pling, para uma entrevista. Ela respondeu algumas perguntas que nossos clientes nos fazem sobre como criamos de uma Marca de Arquitetura. Confira!

Quais são as competências profissionais da equipe de criação?

R.: Todos os profissionais do nosso time são designers com experiência mínima de cinco anos na criação de logotipos e suas aplicações. Além disso, nossa equipe está em contínuo processo de reciclagem, realizando cursos e obtendo as certificações que aprimoram a cada dia a qualidade do trabalho que desenvolvemos.

Quanto tempo demora até que a marca profissional esteja finalizada?

R.: Depende muito da interação do cliente. Mas posso dizer que 10 dias é o prazo médio para tudo estar pronto.

Como você classifica a interação do cliente durante o processo?

R.: Ela é fundamental. Desde a resposta ao briefing inicial até o fim do processo, quanto maior for a participação do nutricionista, melhores serão os resultados atingidos.

Como nasce o logotipo?

R.: Tudo começa com o rascunho do logotipo feito à mão baseado nas respostas ao briefing. Após, o designer responsável pelo trabalho transfere este desenho manual para o computador onde são realizados os acabamentos. É nesta etapa que são inseridos e ajustados os demais elementos visuais: cores, fontes, tamanhos, texturas, imagens, locuções, iconografia, etc. Quando atinge um resultado desejado, o designer envia a proposta do logotipo desenvolvido para avaliação do cliente.

E se o cliente não aprova esta primeira proposta, o que acontece?

R.: Se a proposta não for homologada (aprovada), o logotipo será refeito baseado nas considerações apontadas pelo cliente. Isso tudo acontece através de um sistema informatizado, que agiliza o processo. Nestes casos analisamos os ajustes sugeridos e entramos em contato com o cliente. Esta atitude é fundamental para, em conjunto, atingirmos o objetivo desejado. Através deste processo conseguimos alcançar um grau de satisfação muito acima do mercado.

E se o cliente já possui um logotipo, dá para aproveitá-lo de alguma forma?

R.: Um logotipo pré-existente é sempre um bom ponto de partida. Ele auxilia no projeto de um novo logo, pois já indica algumas das preferências visuais do cliente, quais os elementos que lhe agradam ou não. É importante, contudo, que você especifique quais são os elementos que gosta e, também, aqueles que não gosta mais no logo que vai ser usado como referência, para que isso sirva de guia para o desenvolvimento da Marca Profissional.

O resultado final, nestes casos, pode tanto ser uma releitura do logotipo existente como ser algo completamente novo, que apenas contenha alguma referência indireta à marca anterior (alguma cor, traço de imagem ou outro elemento gráfico reaproveitado de forma sutil).

_______________________

E aí, gostou da entrevista? A Jéssica esclareceu suas dúvidas? Se você ainda tem algo a perguntar, não pense duas vezes: entre em contato conosco. Você pode ter certeza que nossa equipe de profissionais, desde o atendimento até os designers estão 100% focados na criação de uma marca que resolva os problemas que a falta de um logotipo pode gerar.

Se você já se sente seguro para solicitar a criação da sua marca profissional, clique aqui e faça seu cadastro na Pling.

0
Seja o primeiro a comentar!