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As dicas que todo arquiteto precisa saber sobre personal branding

Quando se fala em marca logo se pensa nas gigantes de expressão mundial: Apple, Fiat, Disney, Microsoft. Porém, obter vantagens profissionais com uma identidade visual bem construída não precisa ser exclusividade das grandes corporações.

Muito pelo contrário, cada vez mais arquitetos de todo o Brasil estão notando a necessidade de criar a sua personal branding. Os motivos são bem variados: pode ser um momento de reestruturação na carreira, mudança para um escritório próprio ou necessidade de comunicar ao mercado um novo posicionamento.

Seja qual for o motivo, você, arquiteto ou arquiteta, não só pode, como deve apostar na criação de branding pessoal ou personal branding.

Nós listamos quatro dicas essenciais para o arquiteto que sabe que precisa investir na sua personal branding.

1. Desapegue do passado

Há profissionais que começam a notar essa necessidade, de criar uma personal branding, quando saem de um escritório ou sociedade com outros arquitetos para montar o seu próprio escritório, ou ainda no momento de transição de uma área de atuação para outra. O ideal é deixar para trás a identidade visual criada por colegas, sócios ou antigos empregadores. O processo de criação da sua personal branding deve ser ditado pelos seus próprios gostos e preferências, para que possa transmitir ao seu público-alvo essa nova etapa da sua carreira.

2. Faça uma auto avaliação como profissional

Um dos passos fundamentais para criar a sua personal branding é fazer uma avaliação honesta do seu perfil profissional. Entender quem você realmente é vai dar um direcionamento muito qualificado para todo o processo de criação de sua marca pessoal como arquiteto.

É bem simples: faça uma lista dos valores que você julga como os mais importantes na condução da sua atividade profissional, defina a missão e a visão do seu escritório e, mais importante, como você deseja ser visto no mercado.

Depois, é a hora de pensar sobre o público-alvo que você deseja atingir e mostrar os diferenciais que você possui para ser mais atraente para esse público-alvo.

Todas essas variáveis devem ser consideradas nessa avaliação para que o profissional de design que vai criar a sua marca entenda com clareza os valores que você quer comunicar.

3. Busque bons e experientes profissionais

Na hora de criar o seu personal branding você precisa levar em consideração que essa marca vai comunicar ao mercado — ou seja, tanto seus colegas como clientes e potenciais clientes — o seu novo posicionamento.

Se você está montando o seu escritório, por exemplo, sua marca pessoal na arquitetura vai refletir seus valores e a visão que você possui desse novo negócio. Por isso, é importante que você esteja amparado por profissionais experientes na criação de sua nova identidade visual.

Um trabalho feito de qualquer jeito, de forma amadora ou realizado por profissionais pouco experientes ou mesmo sem expertise na sua área de atuação, passa a impressão de falta de profissionalismo ou até mesmo improviso e certamente, uma hora ou outra, afetará a credibilidade do seu trabalho.

4. Divulgue sua nova marca ao mercado

Quando concluído o processo de criação de sua marca pessoal como arquiteto, é preciso começar a usá-la em seu favor. Em outras palavras, uma personal branding bem estruturada tem pouca utilidade se você não a divulgar. Por isso, é importante certificar-se de que a mensagem que você tão cuidadosamente planejou chegará até o seu público-alvo. É o momento certo para você investir em networking, criar o seu site pessoal e marcar presença profissional nas redes sociais por exemplo, criando ações que tornem a sua marca reconhecida pelo mercado.

Entenda que o processo de criação da sua personal branding é uma poderosa estratégia para comunicar ao mercado quem você é e que valores e diferenciais possui para potenciais clientes.

Por isso, na hora de criar a sua marca como arquiteto, conte com o apoio de um time qualificado, competente e, principalmente, especializado na sua área de atuação. Se você quiser saber como a Pling pode ajudar você nesse processo, entre em contato agora mesmo!

Para nós será um prazer esclarecer todas as suas dúvidas!

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