É possível usar o marketing para mais clientes aparecerem no escritório? Na nossa experiência aqui na Pling, trabalhando em uma área relativamente próxima ao marketing, nós podemos dizer com toda certeza que sim.

O marketing para mais clientes chega a ser quase uma redundância. Nós dizemos quase porque é possível que ele não traga resultados, mas aí a culpa já não é do marketing em si, mas das estratégias utilizadas.

O marketing é uma poderosa ferramenta a ser utilizada pelos escritórios de arquitetura, e quando bem direcionada, traz resultados a curto, médio e longo prazo. Falando assim parece que o marketing para mais clientes é meio milagroso, não é? Mas quando você realmente entende como ele funciona, percebe que não tem nada de milagre, é só bastante trabalho e inteligência aplicada.

Quer saber um pouco mais sobre como usar o marketing para ampliar a clientela? Então vamos seguir a leitura!

Aplicando o marketing para mais clientes

A maior diferença entre o marketing para pequenas e grandes empresas é só uma questão de escala. Enquanto as empresas maiores precisam atingir um número bem grande de pessoas, as pequenas muitas vezes não possuem a infraestrutura para um aumento gigante da sua base de clientes.

O marketing é um trabalho baseado principalmente no posicionamento da sua marca perante o público, e no que você pretende entregar a essas pessoas. Está procurando melhorar o seu relacionamento com o cliente? Estratégias de marketing atuam nesse sentido. Se posicionar como autoridade? Marketing! Aumentar seus clientes? Adivinha?

O marketing para mais clientes é direcionado

O marketing em si não é algo que tem resultados específicos. Se você quer o marketing para mais clientes, você precisa simplesmente trabalhá-lo nessa direção.

O primeiro ponto que você deve pensar é nos seus recursos. O quanto tem para investir? O quanto pretende gastar? Com isso você já começa a definir suas prioridades. Às vezes, gastar com posts patrocinados no Facebook sai mais barato do que criar um blog do zero. Muitas vezes, comprar palavras chave pelo Google Adwords sai muito mais em conta do que um comercial de TV.

E todos esses exemplos têm muito potencial para aumentar seus clientes, desde que você saiba quem eles são em primeiro lugar.

Pra quem você quer vender?

Quem são seus clientes? O que eles costumam consumir nas horas vagas? Eles gostam de assistir TV ou passar mais tempo na internet?

Essas são as primeiras perguntas que você deve se fazer. Aqui você entende onde gastar seu suado dinheirinho, e como ele terá um retorno maior. Depois, é hora de aprofundar: do que o seu cliente gosta? O que ele está esperando no mercado? Qual a sua experiência com a concorrência? Homens ou mulheres? Quantos anos eles têm?  Do que ele precisa?

Com tudo isso respondido você já tem em mãos uma segmentação de público eficiente, e deu o seu primeiro passo aplicando o marketing para mais clientes.

Será que deu resultado?

Mas não adianta nada trabalhar uma estratégia de marketing se não dá pra saber se ela deu resultado ou não, né? Ao invés de simplesmente esperar os clientes chegarem, é necessário entender se eles estão vendo/se interessando pelo que você tem pra oferecer.

Testando, testando, um dois…

Quando a gente está começando uma estratégia de marketing para mais clientes, é necessário testar, testar e testar. Quanto mais testes, melhor.

Tire uma semana exclusiva para eles. Poste algo no Facebook e impulsione pelo Facebook Business com um valor fixo. É importante que as postagens tenham estruturas, temas e objetivos diferentes. Alguns exemplos para te ajudar:

  • Segunda feira: post sobre cuidados com a arquitetura;

  • Terça feira: post divertido com algum meme ou brincadeira;

  • Quarta feira: post oferecendo algum produto;

  • Quinta feira: post falando sobre algum projeto em andamento;

  • Sexta feira: post sobre algumas curiosidades sobre arquitetura.

Pode colocar um valor mais baixo, vinte reais em cada, e impulsione todos por uma semana. Você vai perceber grandes diferenças entre a aceitação de um e outro, e pode decidir sobre qual formatos manter e quais descartar.

Como medir a eficácia?

Medir a eficácia de posts não é muito complicado. Tudo está relacionado com a sua mídia. Trabalhar o marketing para mais clientes, então, fica mais fácil dentro do mundo online.

O próprio Facebook Business, por mais assustador que ele seja no início, não é muito complicado de usar. Ele exibe gráficos de postagem por postagem no período que você precisar: por semana, mês, ano…

Com isso fica muito fácil medir se o marketing está funcionando na sua captação de clientes. Quando você for enviar e-mails marketing, aí você já vai precisar analisar outras métricas: taxa de abertura, taxa de cliques na chamada, retornos por usuários errados, etc.

E há, é claro, a observação feita por você. Compare sua base de clientes com frequência para entender se você está tendo resultados com o marketing para mais clientes, pergunte aos seus clientes como eles souberam de você e fique de olho no faturamento! Para justificar os gastos, o mínimo que ele deve fazer é subir.

E-mail Marketing para Arquitetura

Como já dissemos anteriormente, um e-mail é muito mais do que uma ferramenta de comunicação corporativa, ele é um dos principais meios de se abordar pessoas, e o marketing já percebeu isso.

O que é o e-mail marketing?

O marketing por e-mail é uma das principais estratégias utilizadas no marketing digital e é largamente aplicada com intenção de aumentar vendas, gerando relacionamento com seus clientes e prospects.

Resumidamente, ele é o esforço de engajar os seus contatos através de e-mails atraentes e personalizados de acordo com a sua lista de mailing.

Marketing para escritórios de arquitetura

Com tudo isso que a gente disse sobre o marketing para mais clientes, fica fácil ver que é necessário mais do que gastar dinheiro. Você precisa gastar bem e trabalhar junto com os esforços no campo da publicidade.

Que tal a gente já começar a tratar do e-mail com mais profundidade? Confira nosso próximo artigo e vamos continuar essa conversa, ok? Até logo!