Todos nós sabemos da importância dos e-mails nas nossas relações profissionais. Seja para comunicação interna ou com os clientes, a utilização do e-mail está completamente difundida em todos os tipos de negócio, principalmente nos escritórios de arquitetura.

A person typing on a netbook with plants, pencils, a smartphone and glasses on the desk table

Mas você pode fazer muito mais do que apenas se comunicar com o e-mail. Com uma estratégia de marketing por e-mail você pode atingir potenciais clientes e fechar muito mais projetos.

O e-mail marketing para arquitetos é uma das estratégias de marketing digital mais utilizadas para atrair possíveis clientes. É também um dos principais meios para se relacionar e fidelizar aqueles contatos que já conhecem o seu escritório de arquitetura.

Mas antes de começar a usufruir de todos os benefícios do e-mail marketing no seu escritório de arquitetura é preciso muita calma. Afinal, a gente sabe como é chato receber toneladas de spam diariamente no nossa caixa de entrada. E você não quer que o e-mail do seu escritório seja mais um, não é mesmo?

Então continue a leitura! Nesse artigo você vai conferir dicas importantíssimas para saber qual é o melhor momento para enviar e-mail marketing para os seus clientes.

Antes de tudo, a permissão

Para que as suas estratégias de e-mail marketing sejam eficientes e tragam resultados positivos, é preciso que você tenha um mailing – lista de contatos – com o e-mail de pessoas que aceitaram receber os e-mails do seu escritório de arquitetura.

Fica a dica:

Sim! Antes de começar o disparos de email marketing você deve pedir permissão para isso. E, pensando no lado prático, é bem melhor você tentar captar clientes que, em algum momento, demonstraram interesse no seu escritório de arquitetura do que pessoas que nunca ouviram falar de você.

Nesse momento você deve estar pensando: como fazer com que os visitantes do site deem permissão para que eu possa começar as estratégias de e-mail marketing?

Simples! Você pode colocar uma check box no final do formulário, na página de contato, com a seguinte informação:

Aceito receber e-mails com mais informações incríveis e exclusivas sobre arquitetura

Ou ainda: Você pode colocar uma pop-up, ou uma seção na página principal, com campos para o visitante colocar seu e-mail e se cadastrar na sua newsletter – ou lista vip, para ser mais especial – para receber conteúdos exclusivos do seu escritório de arquitetura.

E-mail agradecimento

O visitante deu a permissão para você enviar novidades? Perfeito! Agora é hora de começar a estratégia de e-mail marketing.

Esse é momento ideal para enviar um e-mail marketing agradecendo o interesse do visitante em receber informações do seu escritório de arquitetura. É com o e-mail de agradecimento que você vai mostrar que realmente quer criar uma proximidade maior com os seus contatos.

Fica a dica:

Mas não pare por aí com o e-mail de agradecimento! Aproveite ao máximo esse primeiro contato via e-mail. Afinal, essa é uma excelente oportunidade para entregar muitas outras informações, como:

  • mais dados sobre o seu escritório de arquitetura;

  • link do portifólio

  • serviços oferecidos;

  • diferenciais no mercado;

  • redes sociais que o seu escritório de arquitetura possui.

Newsletter com conteúdo relevante

Após dar o primeiro passo, que é o agradecimento pelo interesse no seu escritório de arquitetura, é importante manter o relacionamento com o seu visitante. E, se ele assinou a sua newsletter, com certeza é porque se interessou no seu negócio e está disposto a ouvir (no caso aqui é ler) o que você tem a dizer.

Portanto, apresente sempre conteúdos relevantes do segmento de arquitetura e faça com que esse possível cliente volte mais vezes no seu site. Para fazer isso, uma ideia muito boa é manter um blog com dicas, inspirações, tendências no mundo da arquitetura e muito mais.

Fica a dica:

Não envie newsletter o tempo todo! Procure sempre enviar suas newsletter com uma frequência que não seja desgastante para o leitor, pois isso poderá ser um motivo para ele deixar de acompanhar os seus e-mails, ok?

Email Sazonal

Outro momento perfeito para mandar e-mails para os seus contatos são as datas comemorativas. Sim! Aproveite o clima festivo para despertar emoções e fazer com que os seus contatos se sintam mais próximos do seu escritório de arquitetura.

Se você possui a data de nascimento dos seus clientes atuais, antigos –  ou até mesmo daquele contato perdido que solicitou um orçamento e não apareceu mais – mostre que você se importa! Mande uma mensagem de felicitação pelo aniversário e faça brilhar os olhos do seu destinatário.

Fica a dica:

Na estratégia de e-mail marketing, o relacionamento é tudo! Por isso os e-mails sazonais são tão importantes e poderosos.

Email de acompanhamento do projeto

Fechou um novo projeto de arquitetura? Aproveite toda a empolgação inicial com um e-mail de boas-vindas! Siga a mesma estratégia em todas as etapas de execução e mantenha-se sempre bem pertinho do seu cliente.

Fica a dica:

O e-mail marketing para arquitetos tem um papel fundamental nesse processo, pois além de alinhar as expectativas e prazos de todo o processo, esse contato ao longo do projeto vai fazer com que o seu cliente tenha uma boa lembrança de marca do seu escritório e continue te acompanhando mesmo sem adquirir com frequência os serviços ou produtos oferecidos por ele.

Agora você já sabe qual o melhor momento para enviar e-mails para seus clientes e contatos de possíveis clientes, aproveite para ficar por dentro de mais dicas e tendências de e-mail marketing para arquitetos no nosso blog da arquitetura!