Sabia que a importância de ter um e-mail vai muito além da comunicação? Com ele é possível manter uma maior organização dentro do seu escritório e transmitir mais confiança aos seus clientes.

 

Se você ainda não possui um e-mail profissional, está na hora de descobrir quais são as vantagens de ter esse meio na sua empresa e criar já o seu!

Nesse post vamos abordar alguns pontos que abrangem a importância de ter um e-mail profissional.

Vem conferir com a gente!

Aumente a credibilidade do seu escritório

Imagine que um cliente envie um pedido de orçamento para o e-mail de contato do seu escritório e alguém da sua equipe o retorne através do seu e-mail pessoal. É bem possível que o cliente ache essa ação muito estranha e pode ter um primeiro momento de desconfiança em relação à sua empresa.

Independente se o seu negócio está começando agora ou se a sua marca já está consolidada e é bem reconhecida há um tempo no mercado de arquitetura, ter um e-mail profissional é fundamental para aumentar a credibilidade da sua empresa.

O nome do seu negócio, seja online ou offline

Se você tem um site – e é interessante pensar nessa ideia, você pode melhorar significativamente a sua posição nos sites de busca, como o Google, pois ele considera mais confiáveis e relevantes as marcas que possuem seu próprio domínio, colocando-as no topo das pesquisas.

Você também pode evitar que as suas mensagens sejam consideradas vírus ou caiam na caixa de spam.

Para que isso não aconteça, personalize o e-mail de toda a equipe com o nome da sua empresa, deixando muito mais profissional e relevante.

e-mail profissional para arquitetos
Arquiteto(a), transmita mais credibilidade com um email profissional

Por exemplo, ao invés de utilizar joao.arquiteto@hotmail.com você pode fazer o e-mail profissional com o endereço joao@nomedoescritoriodearquitetura.com. Bem melhor, não é mesmo?

Alinhe os processos internos

Se a sua empresa não tem um e-mail com domínio próprio, é possível que muitas informações importantes sejam perdidas quando um membro da equipe é desligado.

Além disso, dependendo da sensibilidade dessas informações, deixá-las com acesso irrestrito a esse colaborador não é a melhor das ideias.

Para que isso não aconteça e você consiga guardar todo o material do seu escritório em um meio seguro e totalmente digital, faça um e-mail profissional para cada funcionário.

Assim, você terá o controle do histórico, o que está sendo enviado e poderá fazer uma busca avançada sempre que precisar saber de alguma informação relevante!

Muito mais do que apresentamos nesses cenários e pensando na praticidade, podemos destacar a importância de ter um e-mail quando vamos:

  • Agendar eventos;

  • Registrar contatos;

  • Fazer planilhas;

  • Compartilhar documentos;

Conquiste novos clientes

Quando você se comunica utilizando um e-mail profissional, é possível identificar a sua marca com mais facilidade em qualquer comunicação que o seu escritório fizer.

Essa é, sem dúvidas, uma grande vantagem. Mas tem mais: com um e-mail profissional você poderá enviar newsletters e e-mails marketing periódicos, algo bem importante na conquista de novos clientes.

Como falamos anteriormente sobre estar no topo de buscas do Google, ter um domínio próprio, e se você levar em consideração a criação de um site bem estruturado, fará com que o seu site tenha mais visitas e, automaticamente, mais e-mails na sua caixa de entrada, seja solicitando orçamentos ou oferecendo parcerias.

Será ótimo para o reconhecimento do seu escritório de arquitetura!

Como se comunicar de forma assertiva com o seu cliente?

Para que a sua comunicação com o cliente seja eficaz, você deve fazer alguns questionamentos. Você entende qual a importância de ter um e-mail? Qual o tom utilizado na escrita da sua mensagem? Você está enviando o seu e-mail da forma correta?

O seu e-mail deve ser personalizado ao seu público, e sendo um escritório de arquitetura, normalmente é melhor optar por uma linguagem mais formal, sem usar jargões ou gírias. Isso transmite maior confiança aos seus clientes em potencial, pois você se expressa com seriedade e profissionalismo.

Portanto, vale lembrar que, se em algum momento você precisar tratar de assuntos particulares ou que não tenham nenhuma ligação com o seu trabalho, utilize o seu e-mail pessoal e não misture as coisas!

Agora que você já sabe da importância de ter um e-mail profissional e os benefícios que ele pode trazer para o seu escritório, está na hora de colocar as nossas dicas em prática, escolher um bom domínio para implantar o seu e-mail e se preparar para fazer muitos contatos e conquistar mais clientes!

Gostou desse artigo? Fique por dentro de todas as nossas dicas para o seu escritório de arquitetura no blog da arquitetura!