Você entende que precisa de uma marca, sabe o que quer expressar e de repente começam a surgir questionamentos que parecem que não tem resposta concreta. Qual é a melhor cor? Quais são os melhores elementos? Qual é a melhor fonte para o meu logotipo?

 

Calma que isso tudo dá pra ser bem pensado e analisado. A fonte – junto com os elementos gráficos que vão compor a sua marca – é de fundamental importância para transmitir uma mensagem e uma emoção. Quem olhar a sua marca irá prestar mais atenção nela. Sabe por que?

Porque ela vai ser lida. Não é como a cor, que vai ser vista e carrega um sentido mais abstrato. Não é como os elementos gráficos, que vão ser interpretados em uma primeira olhada e pronto. A fonte vai ser lida, e precisa transmitir uma mensagem clara. Mas isso é possível? Só a fonte realmente já atua como um nível de expressão?

Transmitindo uma mensagem através da fonte do logotipo

Pode acreditar, a fonte diz muitas coisas pra quem está lendo. Não necessariamente em um nível consciente, do tipo que faz quem vê dizer “nossa, essa fonte me transmite estabilidade!”. Não é por aí, mas é quase.

É no subconsciente que a fonte do logotipo opera, mas sua mensagem é mais evidente porque quem a vê vai passar mais tempo olhando pra ela. Essas mensagens podem ser várias, e podem transmitir elegância, seriedade, finesse, etc. Tudo depende da construção da sua marca.


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Existem algumas fontes que vão transmitir mais tradição, como a Times New Roman. Outras, no estilo bold, podem transmitir força e estabilidade. As com design mais arrojado, lembrando o da letra cursiva, apelam diretamente para a elegância e a fineza.

Imagine usar uma fonte toda clássica, que lembra a caligrafia vitoriana, em comunicações voltadas para donos de empresa mais tradicionais? Não vai dar certo, né? É por isso que escolher a melhor fonte do logotipo é tão importante. Mas como fazer isso?

Como a Pling escolhe a melhor fonte do logotipo

Aqui na Pling, escolher a melhor fonte do logotipo não é um processo arbitrário: é ciência pura!


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Como a gente disse ali em cima, a fonte transmite emoções. Então, o primeiro passo lógico é identificar quais são as emoções que você quer transmitir, não é? É exatamente por aí que nós começamos.

Entendendo a associação

Nós elaboramos um questionário para que você nos ajude a criar um briefing que irá representar bem a sua marca. É partir dele que, ultimamente, vamos conseguir identificar a melhor fonte do logotipo.

Fazemos perguntas amplas, que vão estar relacionadas com a natureza do seu negócio. Veja alguns exemplos:

  • Qual é o seu público alvo?

  • Quem você está atendendo atualmente?

  • Quais são os seus projetos?

  • Como você definiria sua marca?

  • O quanto de você sua marca deve refletir?

  • Como as outras pessoas enxergam a sua marca?

  • Como você quer se posicionar?

É a partir daí que teremos combustível para realmente criar a sua identidade visual e estabelecer a fonte do logotipo. Não vem do nada, nós elaboramos nosso trabalho de acordo com o que você quer transmitir.

Quando nós entendemos quais são as emoções que você quer transmitir com a fonte do logotipo, entra outro trabalho…

Pesquisando pela fonte do logotipo ideal

Depois de entender qual é o seu propósito e qual emoção devemos transmitir com a fonte do logotipo, só vamos precisar mesmo é escolher a fonte.


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Temos um banco enorme de diferentes fontes para escolher, e sabemos o que seus grandes grupos costumam expressar. As serifadas costumam ser mais tradicionais, as display são mais divertidas, etc.

Você decide

Finalizamos? Talvez, vai depender de você. Depois de escolhermos a melhor fonte do logotipo, criar a logo e fechar tudo com uma identidade visual incrível, você precisa aprovar tudo. E quando você fecha com a Pling, todo esse processo é feito sem você nem mesmo pagar, acredita?

Nossa escolha vai para a sua validação, e se tudo tiver do jeito que você quer, é só aí que vamos falar em acerto. Se não gostar do resultado final, manda de volta que a gente faz de novo quantas vezes você precisar.

O processo tem que ser assim, simples, dinâmico e bem conciso. É nisso que a gente acredita aqui na Pling, e é por isso que nossos clientes saem tão satisfeitos.

Mas já que estamos falando de emoções, dá uma olhadinha nesse infográfico que a gente preparou pra você com as emoções de cada fonte:

a melhor fonte para o meu logotipo