O logotipo efetivo possui algumas características que estão diretamente relacionadas à sua capacidade de se comunicar com clientes e permanecer relevante com o passar dos anos da sua utilização.

Ao mesmo tempo, o logotipo efetivo não é aquele que é só bonito ou que possui alguma característica inovadora. Na verdade, o segredo do design está muito além da beleza: sua função é comunicar-se com o seu público alvo, os seus futuros clientes.

Neste artigo, a gente aqui da Pling, que já estamos mais do que acostumados a trabalhar com logotipos efetivos, damos algumas dicas sobre o assunto. Quer saber como tornar o seu logotipo efetivo? Então continue a leitura para saber mais!

Menos é mais

Essa é uma constante no mundo do design de logotipos efetivos. Dizer que menos é mais nada mais é do que constatar que elementos demais em uma peça, mesmo que todos eles estejam de acordo com o imaginado para o público alvo, podem deixá-la com muita informação.

O problema que a informação demais traz é que fica difícil para o seu cliente focar em um elemento específico, o ponto central do seu logotipo efetivo. Com isso, você acaba não causando impacto nele, e fica difícil lembrar da sua marca. Se você percebe que isso já está acontecendo, é hora de dar um update na sua identidade visual.

O ponto do logotipo efetivo é justamente esse, fazer o cliente reconhecer sua marca e se lembrar dela. Por isso, o ideal é focar em um elemento principal carregado de significado e direcionado para o público alvo.

Muita cor ou cor de menos?

O mesmo princípio também se aplica para cores. Se você carrega demais nelas, seu logotipo fica com informações demais, uma cacofonia colorida que até espanta seus clientes ao invés de atraí-los.

O minimalismo é a marca da elegância. Abusar das cores e inserir muitas que chamam a atenção tem o efeito contrário. O melhor é usar com consciência, sem colocar elementos fortes demais uns do lado dos outros e em posição de destaque. Economize!

Mas isso não quer dizer que as cores estão abolidas do seu logotipo efetivo, de forma nenhuma! O que você precisa fazer é estabelecer uma boa paleta, e a partir daí utilizá-las de maneira a evocar sentimentos ou transmitir uma mensagem.

Ah, mas já que estamos falando disso…

O logotipo efetivo conta uma história

Acima de tudo, o logotipo efetivo deve transmitir uma mensagem para quem o vê. Isso pode parecer difícil, mas o ideal é pensar subjetivamente e através de simbolismos.

Um logotipo efetivo para arquitetos, por exemplo, pode ter na sua composição estruturas que lembram prédios, casas, projetos arquitetônicos, etc. Com isso, você está transmitindo qual é a área de especialização sem dizer uma única palavra, e capta mais clientes só com o poder da sua marca.

O símbolo tem um grande poder, e você o guarda melhor do que a palavra escrita. Tudo tem um significado, e o segredo para um logotipo efetivo é entender qual é a mensagem que você quer transmitir e como usar o significado que eles possuem para esse fim.

Converse com o seu designer

Se você quer um logotipo efetivo, você irá precisar conversar com o seu designer, dar suas sugestões e, ainda mais importante, acatar as dele.

O que você precisa entender é que você entende a sua marca melhor do que ninguém, e sabe o que ela quer transmitir. O designer tem conhecimentos na área de criação visual, e portanto entende melhor de como transmitir essa mensagem. Juntos, esses dois conhecimentos formam a receita de um logotipo efetivo de verdade.

Conversar com o seu designer é fundamental para o processo. Faça sugestões, envie de volta para alterações e não tenha medo de dizer que não está satisfeito com o resultado. Da mesma forma, é importante entender que o designer tem seus conhecimentos de mercado, e que a sua opinião também é muito importante.

Na Pling, nosso processo de criação é inteiramente pautado em você e nas suas necessidades. A gente te escuta, e durante a criação do seu logotipo efetivo você pode fazer alterações a qualquer momento. Inclusive, você só paga depois de ter o resultado final em mãos.

A gente acredita que essa é a melhor maneira de fazer nossos negócios, e nossos clientes adoram. O que você acha de conhecer essa experiência? Entre em contato com um de nossos consultores para saber mais!