O que os seus clientes andam dizendo sobre a sua identidade visual de arquitetura? Quando você estabelece sua marca ou simplesmente coloca o seu nome no mercado, é de extrema importância que você entenda os impactos que você anda tendo através das suas comunicações.

Tudo bem que, quando você cria uma identidade visual de arquitetura, ou seja, cria um estilo de comunicação para o seu escritório, não dá pra saber o que as pessoas realmente dizem sobre ela. Na maior parte das vezes, elas só pensam mas não falam diretamente com você.

Quando foi a ultima vez que você viu uma identidade visual meio estranha? Você lembra o que você pensou? Essa é a ideia desse artigo. Nós compilamos as reações mais comuns quando as pessoas são expostas a identidades que poderiam melhorar e mostramos onde e como ajustar.

Vamos ver?
 

Essa identidade visual de arquitetura nem parece ser séria!

Se você tem uma identidade visual de arquitetura, provavelmente quem mais a vê são pessoas específicas: construtoras, outros arquitetos, imobiliárias e incorporadoras. Outras pessoas podem até ver sua marca e identidade por aí, mas normalmente sua publicidade está voltada para esse segmento, não é?

Essas pessoas possuem um perfil. Se você cria uma identidade visual muito diferente dele, com cores que não combinam e elementos chamativos demais, ela acaba por não parecer séria.

Por isso é tão importante adequar a sua identidade visual às expectativas do segmento. Não é o que você acha bonito, é o que vai fazer sentido para os seus leitores.

 

Tem tanta coisa nessa identidade visual que eu não estou entendendo nada!

Essa frase muitas vezes nem é dita, só percebida. A identidade visual, quando com informações demais, fica muito carregada e impede que as informações principais sejam transmitidas.


Pixabay

E essas informações podem ser muitas. Às vezes o texto na imagem ou às vezes até a própria imagem sendo utilizada. Se a sua identidade visual é muito carregada, ela se torna desconfortável aos olhos e prejudica o entendimento. O cliente, então, pensa essa frase e não leva em consideração o que está sendo dito.

A economia de informações, sejam elas cores, padrões ou qualquer tipo de forma, é um dos preceitos principais na elaboração de uma identidade visual. Menos é mais!

 

Não consegui identificar de quem é essa identidade visual!

Outro problema grave na elaboração de uma identidade visual de arquitetura é a não identificação de onde ela vem. Isso é problemático porque vai de encontro justamente com o princípio fundamental da elaboração de identidades em geral.

O nome não é à toa. Identidade visual é algo que transmite uma noção de pertencimento justamente por ser uma identidade. É algo que fala quem é a empresa usando apenas recursos visuais. Se você não consegue transmitir qual é a empresa, então o principal da elaboração não foi atingido.

A identidade visual de arquitetura, assim como todas as outras, deve ser concisa e pautada sempre no reconhecimento. É por isso que ela não pode ser igual a outras nem muito menos genérica demais. Faça algo único e surpreenda seu público!

 

Essa identidade visual está muito amadora!

Com certeza esse é o maior problema que você pode enfrentar com uma identidade visual de arquitetura. Sabe por que ele é tão complicado? Porque não importa se a pessoa seja versada em design ou não, o amadorismo é evidente pra todo mundo.


Pixabay

E se a identidade visual é amadora, todo o seu serviço pode soar como amador também. Ela é a porta de entrada para conhecer o seu negócio, o primeiro contato que muitas pessoas vão ter, especialmente se você trabalha o marketing no seu escritório de arquitetura.

Evite esse problema fazendo um bom trabalho. Deixe para quem domina o design a tarefa de elaborar o seu logo e a sua identidade visual, isso vai evitar qualquer problema com amadorismo a curto e longo prazo!
 

Tudo isso, na verdade, se resolve se você deixa a criação da identidade visual na mão de quem entende do assunto. Esses questionamentos acabam, e no lugar deles, você começa a ter resultados cada vez melhores.

Que tal fazer o seu orçamento com a Pling? Conheça as nossas condições agora mesmo e veja o que nosso time de designers pode te oferecer!