O que é logotipo? Qual é a sua importância? Porque investir na criação de um logo se o mais importante na empresa são os serviços que ela presta?

O logotipo é a porta de entrada da empresa em um nível muito mais abstrato do que as suas funcionalidades. Pareceu difícil? Nem tanto. O que queremos dizer é que, na maior parte das vezes, a primeira coisa que o seu cliente vai ver é o seu logotipo.

E com isso surgem as inferências naturais. Qualquer tipo de contato com a sua empresa vai para a balança invisível do seu cliente, balança essa que determina sua inclinação a fazer negócios. Então, pode ser que a decisão por fechar com você ou não se dê antes mesmo da pessoa conhecer os seus serviços, preços e especialidades.

Só com isso já dá pra perceber o quanto um logotipo é importante, não é? Então continue a leitura para saber mais sobre o que é logotipo e qual é a sua importância na empresa!

O que é logotipo?

Se a gente for conceituar o que é logotipo segundo os padrões da publicidade, teremos um campo um pouco limitado para o que ele normalmente costuma apresentar.

Segundo a publicidade, um logotipo é uma representação gráfica da marca apenas através de um texto estilizado, sem nenhum outro elemento visual além dessa representação.

O que nós estamos acostumados em ver e fazer é o que chamamos de imagotipo, um texto estilizado que acompanha uma imagem representativa do negócio. No fim das contas, tanto a imagem quanto o texto são representativos da marca, e funcionam bem tanto juntos quanto separados.

 

O mais comum é encontrarmos o conceito de imagotipo apresentado como logotipo, e não tem problema. Profissionais de design do mundo inteiro já se acostumaram a diferenciar os dois e o entendimento se dá pelo contexto.

Então não tem problema errar o nome: se você explica o que quer para o seu profissional, com certeza ele próprio irá conseguir fazer a diferenciação e não vai te corrigir nem nada disso. Até entre o meio da publicidade o termo imagotipo não é muito utilizado, sendo que logotipo é o padrão para praticamente tudo o que envolva a apresentação da marca.

Por que investir na criação de um logotipo?

Agora que você já sabe o que é logotipo, ficamos só com a segunda pergunta para responder. Por que investir na criação de um é importante para a sua empresa?

Como resposta, podemos usar essas duas marcas de sucesso que apresentamos. Elas representam algo, a Lacoste sendo a escolha certa para o casual com elegância e a Supreme como ícone máximo do hype da juventude. Tudo isso é instantaneamente transmitido pelo logotipo.

É lógico que isso só acontece por conta da tradição da marca e dos seus esforços em marketing. Ao mesmo tempo, quem está começando precisa transmitir alguma coisa, e o logotipo bem feito garante que esse algo seja qualidade, profissionalismo e segurança.

Esse, então, é o trabalho do logotipo bem feito e o motivo pelo qual vale a pena investir nele. Mas vamos conceituar?

Investir no logotipo garante que você se apresente com profissionalismo e confiança, e que as qualidades do seu escritório e o seu renome sejam expressos, no futuro, em apenas uma imagem.

 

O diretor de arte sabe o que faz

Mas agora que você já sabe o que é um logotipo, você também precisa saber como ele é feito, os processos da sua criação. Nesse ponto, é extremamente necessário contar com um profissional qualificado.

O diretor de arte é aquele que pensa a execução do logotipo, pesquisa o mercado e aplica o que aprendeu diretamente no logotipo. Então, muito além de um desenho bonito, o logotipo possui um significado profundo pautado principalmente nas necessidades do mercado.

O logotipo vai expressar:

  • O perfil do seu cliente;

  • A sua área de atuação;

  • As suas qualidades;

  • O serviço que você presta;

  • A missão, visão e os valores da empresa.

Dentre outros pontos. Tudo isso encerrado em uma imagem pequena e o nome da marca. Então, já fica claro que o seu gosto pessoal, mesmo devendo ser levado em consideração, não é um fator determinante na elaboração do logotipo.

Desconfie de designers que vão entregar exatamente o que você quer, sem dar nem aquela famosa esperneada. O bom diretor de arte entrega o que ele entende que o mercado está procurando, e não se pauta nos seus gostos pessoais. Pode parecer duro dizendo assim, mas você confiaria num médico que só te passasse os remédios que você gosta?

Que tal trabalhar ao lado de uma equipe de diretores de arte que entende de mercado e que respeita as suas necessidades? É assim que funciona na Pling! Temos centenas de logotipos já criados, e muitos clientes satisfeitos. Vamos fazer um orçamento?