O marketing nas redes sociais está se aproximando da sua era de ouro. Com resultados tão expressivos em vendas e alcance da marca, a cada dia que passa se torna mais rentável investir no bom posicionamento nas redes sociais.

Unsplash

E pra isso, precisamos de fato entender como se dá o marketing nas redes sociais, não é? É fácil fazer uma postagem todo dia lá no Facebook e no Instagram, o difícil mesmo é ver o seu público crescendo e trazendo cada vez vendas pro seu negócio.

Neste artigo, vamos explorar um pouco mais o marketing nas redes sociais e responder algumas perguntas que sempre surgem na cabeça de quem busca se aventurar nesse mundo. E aí, preparado? Então vamos com a gente!
 

Porque há tanto fascínio pelas redes sociais?

Com a revolução tecnológica ultra rápida que estamos vendo, as redes sociais logo se colocaram em um lugar de evidência. Na verdade, pra quem viu tudo acontecer, elas foram as precursoras da era da conectividade total que já estamos vivendo hoje e que pretende ficar cada vez mais presente nas nossas vidas.


Unsplash

Não vamos a lugar algum sem nosso celular. Não passamos um dia sequer sem dar uma conferida no que os outros estão dizendo sobre qualquer coisa. Já é um hábito tão poderoso que até a televisão, a velha rainha do lar, está lentamente caindo em desuso.

É por isso que o marketing nas redes sociais é tão fascinante. Imagine poder publicar um anúncio em uma avenida que sempre está cheia com centenas de milhões de pessoas. Elas nunca param de passar por lá, faça chuva ou faça sol, seja dia útil ou feriado. Agora imagine outra coisa: o poder de saber exatamente do que essas pessoas gostam e escolher as que mais se identificam com o seu negócio.

Isso as redes sociais – mais especificamente o Facebook – oferecem. É por isso que há tanto fascínio pelo marketing nas redes sociais.

 

Qual site de mídia social é melhor para marketing?

Essa não é a melhor pergunta a se fazer. Pelo menos não dessa forma. Vamos ver o por quê?

Bom, o marketing em redes sociais é um trabalho feito de acordo com a identidade da sua marca e com o seu posicionamento no mercado. Como você o realiza está totalmente ligado à maneira com que você é notado. E pra ser notado, você precisa de público.

É aí onde mora o perigo. Onde está o seu público? Como ficar atento à ele? Essas questões são de fundamental importância para criar sua estratégia de marketing nas redes sociais. Onde há mais engajamento? Onde não vale a pena investir?

Tudo isso conta, e conta muito. Vamos supor que você tenha um escritório de arquitetura que até hoje fez a maioria dos seus projetos para negócios mais conservadores, sendo que os seus principais clientes e stakeholders são donos de empresas mais tradicionais. Escritórios de advocacia, colégios particulares, infra estrutura de praças, etc. Você acha que o seu público está no Twitter?

É bem provável que não. Essa rede social concentra pessoas mais jovens que não estão muito interessadas em ver seus projetos. O Twitter é mais pra diversão e pra relacionamento, e é o queridinho de marcas mais despojadas, como a Netflix – que faz um sucesso estrondoso -, o Starbucks, BK, etc. É provável que o seu nicho é o Facebook.

Então a pergunta não é “qual é a melhor mídia pra fazer marketing nas redes sociais”, mas sim…

 

Qual é a melhor mídia social para Arquitetura?

Ou melhor dizendo, qual é a melhor maneira de fazer marketing nas redes sociais pro seu escritório?

A arquitetura não está necessariamente relacionada com alguma maneira específica de fazer marketing nas redes sociais. Muito pelo contrário: o seu escritório e o que você pretende alcançar é que está.


Unsplash

Mas sendo menos generalista e um pouco mais específico, temos que escolher um lado. O Facebook e o Instagram são os principais escolhidos ao iniciar um trabalho de divulgação nas redes sociais, e tem um motivo pra isso. Eles permitem uma segmentação maior do público e são mais completos para impulsionamentos de postagens.

O impulsionamento em si vem sendo a alma do marketing nas redes sociais. Ele permite que você crie um público baseado em interesses, idade, sexo e outras questões e depois “patrocine” um post. Ele então irá aparecer para as pessoas inseridas nos seus grupos de segmentação, mesmo que elas nunca tenham nem visto a sua página.

Fazer marketing nas redes sociais para arquitetos é mais fácil quando usamos essas duas mídias. O seu público já está lá de forma mais ampla, e você pode concentrá-lo ainda mais para melhores resultados.
 

Qual é a rede social que atrai mais seguidores?

Essa é outra questão bem ampla. Não dá pra dizer qual é a rede social que atrai mais seguidores sem saber qual é a sua estratégia, mas dá pra arriscar.

O marketing nas redes sociais que busca mais seguidores costuma ter melhores resultados  no Facebook e Instagram. Só o Facebook possui cerca de 2,2 bilhões de usuários, segundo estatísticas da Statista. Ainda segundo a mesma consultoria, o Instagram já está com 1 bilhão. O YouTube tem mais que o Instagram, segundo a Omnicore: são 1,8 bilhões. Ao mesmo tempo, essa rede social é mais difícil de manter, pois requer produções mais elaboradas.

Respondendo sua pergunta, é mais fácil conseguir seguidores e trabalhar o marketing digital nos gigantes do social media, não acha?
 

Qual é a melhor maneira de divulgar meu escritório? Como o marketing nas redes sociais ajuda?

Existem várias maneiras de divulgar o seu escritório, mas se você está começando nesse trabalho, temos algumas recomendações pra fazer tudo ficar mais fácil.

Quais são alguns exemplos de marketing bem feito?

De longe o melhor exemplo de marketing nas redes sociais bem feito é a página da Prefeitura de Curitiba. Claro, é só a nossa opinião, mas vamos ver por que achamos isso?

A Prefeitura de Curitiba tem um 900 mil likes. A prefeitura de São Paulo, a maior cidade brasileira e provavelmente a mais influente, tem 392 mil. Em 2015, seu auge, posts já atingiram a marca de 38 mil compartilhamentos. E a prefeitura é… bem… uma prefeitura.

O marketing nas redes sociais foi tão bem feito nesse caso que pessoas do Brasil inteiro passaram a acompanhar as postagens da “Prefs”, seu apelido carinhoso. Se isso não é um trabalho bem feito, não sei o que é.

Outra página que espanta pelo seu engajamento é o Cemitério Jardim da Ressurreição. Colocando humor onde naturalmente não se espera encontrar nenhum, a página inovou e conseguiu uma legião de fãs. Grande parte deles, por sinal, quer ser enterrado lá.


AdNews

 

Qual é a melhor dica de marketing de mídia social?

Pra fazer o marketing nas redes sociais, só há uma regra sagrada, que deve ser seguida por todo mundo: não pare.

Mesmo quando tudo parece estar dando errado, não pare de tentar, de experimentar, de segmentar seu público. Parar tudo nunca é a melhor alternativa, mas avaliar seus resultados é fundamental.

Por isso é que é importante seguir mudando. Uma hora ou outra você vai encontrar o seu público e entender o que ele quer ver e ouvir. Até lá, é um longo caminho de experimentação que, na verdade, nunca vai acabar.
 

Que comportamento é mal educado ou de mau gosto em redes sociais?

Existem vários, mas o pior de todos, de longe, é ignorar o seu público.

Como nós falamos anteriormente, o marketing nas redes sociais está muito voltado para o relacionamento com seus clientes, leads e prospects. Esse é o canal que eles se sentem confortáveis pra falar com você, interagir com a sua marca. Se você não os responde, seus esforços vão por água abaixo. Aliás, pior: ao invés de ser bem visto, você passa a impressão de rudeza.

Ninguém quer isso, não é? Então não cometa esse erro grande no marketing nas redes sociais e responda seu cliente!

 

O que virá depois das redes sociais?

É difícil dizer. Há quem diga que as redes sociais nunca vão deixar de existir, só vão se transformar até englobar todos os aspectos das atividades humanas. Será?

 

Bem, as tendências apontam para que isso seja verdade. O Facebook começa só agora, 14 anos depois da sua criação, a dar sinais de vulnerabilidade e cansaço. Notícias falsas se proliferam nesse meio, e o algoritmo é mudado a cada dia que passa. Mas ao mesmo tempo, mais e mais empresas vem anunciando através da sua plataforma.

A questão é que o marketing nas redes sociais é extremamente efetivo. Por um lado, as pessoas dão livremente suas informações pessoais para sites que vão revendê-las porque é interessante pra elas. Por outro, as empresas continuam investindo no Facebook porque sabem que ele é o melhor caminho para a comunicação mais segmentada possível.

E não espere que o mercado vai “largar o osso” tão cedo. A tendência de publicidade direcionada já se consolidou, então o mais provável é que, caso o Facebook caia, alguma outra rede tão popular – e tão parecida – quanto irá assumir o seu lugar.

 

E aí, você já está preparado para começar a fazer marketing nas redes sociais? Então vamos ness… Ops, só um minuto: você ainda não fez o seu trabalho de branding? Então não vai dar pra começar por enquanto. Vamos para o próximo artigo aprender como fazer!