Você já pensou em criar um logotipo para o seu escritório de Arquitetura? Sei que entende a importância de um logotipo para arquitetos, mas já pensou em terceirizar esta criação? Será que vale a pena confiar em um profissional de fora do seu negócio para fazer isso?

Uma pergunta que eu lhe faço:

Como fazer seu escritório ser reconhecido se não conseguir criar seu logotipo?

Como desenvolver a sua marca para começar o branding?

Será que você deve confiar esta tarefa para alguém de fora do escritório? Mas você é arquiteto, sabe como criar, conhece Design, todos sabemos disso.

Mas e o tempo para criar o seu logotipo? Você tem?

Como pesquisar, planejar e executar esta criação sem atrapalhar a execução dos projetos?

Mas antes de começarmos a falar sobre isso quero pensar junto com você no…

Por que uma marca é importante para um escritório de arquitetura?

Existem inúmeros benefícios que uma marca forte empresta para o seu negócio: redução de custos (de marketing, de propaganda), valor para o seu negócio, simplificação de processos e muito mais.

Reduzindo custos com a sua marca

Imagine um cenário.

O seu escritório tem anos de trabalho, vários projetos criados, uma marca de respeito.

Se você for o arquiteto responsável pelo lançamento de um descolado prédio de escritórios, qual a chance de consumidores que são dão importância a qualidade do projeto do empreendimento, comprarem um sala ali por sua causa, da sua marca?

Bem grande. A sua marca, construída com trabalhos de qualidade consecutivos, é quase uma garantia de sucesso para o dono do terreno que lhe contratou para projetar para ele.

Isso quer dizer que quando o seu escritório tem uma marca forte em relação a concorrência, os custos envolvidos nos lançamentos dos projetos que ela executa podem ser menores do que os de outros arquitetos, por que além da competência comprovada, já tem espaço garantido na mente dos possíveis clientes.

O seu poder de convencimento perante este público se torna maior e, consequentemente, há um menor investimento em comunicação, marketing e vendas.

Marcas fortes geram valor para o seu escritório

Você já leu esta frase aqui no Blog da Arquitetura:

A marca é um dos ativos mais valiosos de uma organização.

Esta frase, dita por profissionais e estudiosos da Gestão de Marcas, pode ser tomada como uma verdade sem medo.

Esses dados mostrados por Marcos Rocha e Sérgio Ignácio em seu livro “Gestão Estratégico de Marcas” mostram como o valor de uma marca funciona:

“Apple e Google, valem, de acordo com o Interbrand, cerca de US$ 178.119 milhões e US$ 133.25 milhões, respectivamente.

Com valores tão vultuosos podemos afirmar que uma marca forte é um dos ativos mais valiosos de uma organização, por isso deve ser tratada como tal, ou seja, gerenciada para que continue a render os frutos de que a empresa necessita.”

Então podemos considerar valor como sendo valor financeiro também?

Além de aspectos intangíveis que são fundamentais, uma marca forte pode fazer com seu escritório valha uma boa quantia de dinheiro, dentro da perspectiva do mercado financeiro. Já pensou nisso?

Valor de Marca como preço de contratos

Uma marca forte possibilita ao seu escritório oferecer seus projetos ao mercado com um preço superior ao de seus concorrentes, e assim garantir melhores margens de lucro.

Lembra-se do exemplo que eu dei sobre como a sua marca em um projeto pode ajudar a quem lhe contrata a reduzir custos e correr menos riscos?

Você pode, e deve, usar essa fator como fator de negociação para os seus projetos, com base no valor da sua marca.

Se o seu escritório investiu tempo, trabalho e conhecimento e construiu uma marca forte, é lógico pensar que os clientes estão inclinados a pagar um valor mais alto por conta da percepção de qualidade do seu trabalho.

Processos simplificados por uma marca forte

Além de ser um ativo dos mais valiosos para o seu escritório, uma marca forte no mercado de arquitetura pode contribuir com a simplificação dos processos de gerenciamento de marca.

Em mercados como o nosso, em que escritórios procuram ser mais ágeis, com operações mais enxutas com objetivo de aumentar sua rentabilidade, a simplificação de qualquer processo é um grande benefício.

Gerenciar uma Marca não é simples.

Mas o fato de uma marca poder ser facilmente identificada e com isso se diferenciar dos concorrentes ajuda muito no monitoramento no mercado, tanto dos movimentos da concorrência quanto dos processos produtivos do seu próprio escritório.

Imagine se a sua marca não existisse?

Seria quase impossível identificar seu escritório em um mercado tão competitivo.

Marcas fortes tem o poder de serem reconhecidas por seu público da mesma forma que enxergamos padrões.

Em um mercado com o da Arquitetura, onde um sem número de concorrentes aparecem a cada ano, é fundamental ter uma marca, não apenas para que possam se diferenciar neste mar de concorrentes mas para aumentar o seu valor percebido.

Esse é o poder de uma marca de arquitetura.

Analise esses benefícios no momento de decidir se você deve ou não investir no gerenciamento da sua marca.

O seu logotipo como peça principal da identidade da sua arquitetura

Um logotipo é a principal peça de um Manual de Identidade. Ele é o primeiro elemento que apresentar sua empresa, em uma única imagem, para o seu público.

É, sem sombra de dúvida, a ligação visual mais forte do cliente com a mensagem que você quer transmitir.

Você conhece os benefícios que um logotipo bem feito tem para a sua marca e por isso quero lhe fazer um convite:

Conte com a Pling para criar o seu logotipo para o seu escritório de arquitetura

Quero lhe dizer que é possível contar com a ajuda de profissionais especializados em criação de logotipos. Especialistas que criem materiais de qualidade, organizando o processo de criação e sendo criativo nas soluções apresentadas.

Se você já tentou criar o seu logotipo por conta própria e parou o projeto por falta de tempo, é com você que estamos falando.

A Pling oferece um trabalho profissional por um valor justo.

Criamos um logotipo profissional, de qualidade, pode levar o seu nome a lugares onde você nunca foi pessoalmente.