O seu logo para Arquitetura e o perigo de não ter um logotipo profissional

Não ter um logotipo para representar o seu escritório de Arquitetura é perigoso. Não corra o risco de ser posicionado por seu potencial cliente na caixa de “amadores”.

O posicionamento é um dos componentes fundamentais do Marketing.

Imagine este cenário:

O seu cliente em potencial tem inúmeras opções de escolhas de arquitetos. Ele precisa selecionar quais os profissionais que ele vai contratar para um projeto em específico. E faz isso baseado em muitos critérios, a maioria não racionais.

Ele vai colocar os fornecedores que conhecem em algumas “caixas”: Boas escolhas, não tão boas assim, baratos, caros, excelentes, profissionais, amadores…

Apesar de existir diversas possibilidades no mercado, os consumidores tendem a selecionar um pequeno número de opções – aquelas que estão mais bem estabelecidas em sua mente, ou seja, as marcas que conseguiram criar laços emocionais e construir diferenciais sólidos e sustentáveis, tornando-se únicas em sua percepção. – Livro “Gestão de Estratégica de Marcas” por Marcos Rocha e Sérgio Ignácio

O logotipo é a assinatura da sua Arquitetura

O seu logotipo é essa etiqueta que diz que seu o escritório deve ser colocado nas caixas “Boa Escolha”, “Excelentes”, “Profissionais”.

Ela traduz, visualmente, as características inerentes ao seu negócio, gerando identificação com o seus possíveis clientes.

Em um mercado tão concorrido quanto o seu, ter um logo bem projetado é o passo fundamental para se destacar.

Mas o que é um logotipo?

É a forma particular como o nome de uma marca é representada graficamente, pela escolha ou desenho de uma tipografia específica.

Para o senso comum qualquer identidade é um Logotipo (também chamado de Logo), mas é deixar claro que isso é uma generalização.

Vamos dissecar a palavra Logotipo para entendê-la melhor:

Do grego lógos, «palavra» +týpos, «tipo»

Logotipo é formado por dois elementos: Logo e Typo, o primeiro pode ser traduzido por palavra e o segundo por letra.

Portanto um logotipo é quando criamos uma identificação a uma marca, produto ou serviço apenas usando letras. Marcas como Google, Canon, Coca-Cola e Vivo são exemplos de Logotipos.

Geralmente usamos este termo de uma forma generalista para diferenciá-lo de marca.

Mas o fundamental no nosso post é entender…

Por que seu escritório precisa de um logo para crescer?

Pesquisa do Sebrae mostra que 60% das empresas fecham as portas até o segundo ano de existência. Um dos motivos segundo Augusto Manso, consultor do Sebrae, é a falta conhecimento administrativo.

Saber como gerenciar seu escritório é a parte chata que talvez você não tenha considerado quando sonhou em abri-lo.

Como especialista em Marketing eu posso lhe dizer que um desses elementos da má-gestão é falta de conhecimento do que se trata a construção e a gestão de uma marca.

Em mercados como a Arquitetura, que se tornam cada vez mais competitivos, pensar na gestão de marketing do seu escritório é questão de sobrevivência.

Ter um logotipo é dizer ao mercado: eu sou profissional

Na realidade brasileira, quando começamos um negócio, seja ele qual for, os recursos são escassos. Seja tempo ou dinheiro, o empreendedor tem limitações.

Geralmente a decisão de criar um logotipo para o seu escritório de arquitetura fica para depois. Um erro que pode ser fatal.

Ignorar o fato que este logo é que vai representar o seu escritório para as pessoas que ainda não o conhecem, que podem ser clientes em potencial, é correr o risco de ter todo o investimento feito jogado no lixo em pouco tempo.

O primeiro contato com seu escritório: o seu logotipo

Seja através de um cartão de visitas, de uma página bem desenvolvida no Facebook ou um perfil no Instagram, a percepção de profissionalismos passa por ter uma identidade bem desenvolvida.

Como você vai fazer isso sem ter criado o seu logotipo?

 

Não perca tempo!

Crie agora o seu logo de Arquitetura com a Pling!

Na semana que vem vamos continuar a falar sobre os perigos de não ter um logotipo criado por um profissional.

Não perca!