As inovações tecnológicas na arquitetura vem levando a área para novos patamares, novas conquistas e novas possibilidades. Hoje em dia é possível fazer quase de tudo, desde ver um prédio que nem lá está até construir a estrutura sem nem ao menos levantar um dedo.

O que isso vai representar para o futuro da área ainda é completamente incerto, assim como o que isso representa para os escritórios de arquitetura. Será uma questão de mudar ou morrer?

Bom, a gente não consegue ver o futuro, então quem vai ter que tirar essas conclusões é você mesmo. O máximo que podemos fazer é apontar essas tendências aqui, apresentá-las para que você as conheça. Será que o seu trabalho está ameaçado? É muito provável que não é bem por aí. Vamos descobrir juntos?
 

1 – A impressão 3D

A impressão 3D é uma das inovações tecnológicas na arquitetura que está em grande evidência hoje em dia. Muitos dizem que esse é o futuro da construção, e que logo logo só máquinas vão estar nas obras. Será que é isso mesmo?

Bom, até exatamente esse momento que você está lendo isso não dá pra afirmar com certeza que a impressão 3D vai substituir os modelos tradicionais de construção da engenharia civil. Por mais que seja rápido e barato construir uma casa assim, ainda assim há muitos empecilhos com equipamentos e matéria prima. Pode ser que um dia tudo se popularize, mas hoje ainda não.

Mas isso não tira o mérito dessa que, entre as inovações tecnológicas na arquitetura, é a mais palpável. Fica mais simples criar modelos e maquetes fiéis de prédios, além da possibilidade de criar esses modelos em escala usando os materiais que vão estar no prédio pronto. 

https://unsplash.com/photos/FeWgv13vpWE

As maquetes então ficam mais fiéis, servindo como uma base precisa para realizar cálculos de carga estrutural máxima e entender como o edifício irá se comportar frente a intempéries. Alguns detalhes estruturais que são praticamente impossíveis de fazer com mãos humanas também se tornam fáceis com a impressão 3D, que vem a passos largos se consolidando na arquitetura. O que será que o futuro reserva?

 

2 – A realidade virtual

Ver o projeto no CAD ou no Sketchup já foi considerado uma possibilidade oferecida pelas inovações tecnológicas na arquitetura. Agora imagine, na hora que você quiser, olhar pra cima e ver o prédio sendo projetado? Entrar nele? Entender a dimensão de ambientes levando em consideração sua presença, altura, o movimento dos seus braços?

Tudo isso é possível com as inovações tecnológicas na arquitetura, especificamente os recursos de realidade virtual que só avançam.

https://unsplash.com/photos/tQ3ADldKIoI

Existem vários usos para a R.V., e todos eles são grandes inovações tecnológicas na arquitetura. Imagine a integração entre vários arquitetos em diferentes partes do mundo em tempo real, opinando e colaborando em plataformas unificadas. Imagine ser possível calcular a incidência solar em ambientes e depois confirmar se vai dar certo mesmo.

Tudo isso se torna corriqueiro com a realidade virtual, uma das inovações tecnológicas na arquitetura já aplicadas mas que ainda tem muito chão para percorrer.

 

3 – Realidade aumentada

Mas como a realidade virtual ainda está se desenvolvendo, ainda é necessário usar o que a gente já tem, não é? Nesse ponto, a realidade aumentada é uma mão na roda!

Aplicativos de realidade aumentada já conseguem transformar ambientes vistos pela tela do celular. Imagine conseguir medir espaços, móveis e grandes estruturas só de olhar pra eles? Isso já é possível com vários apps para Android e iOS.


https://unsplash.com/photos/0TQa-Ur6Zqg

Na hora de decorar interiores, essas inovações tecnológicas na arquitetura permitem um cálculo mais simples, bem preciso e muito mais elegante que a velha trena. Usar essas tecnologias, inclusive, tem um wow factor com seus clientes e funciona como marketing!

Com o acelerômetro dos celulares, tecnologia que já é tida como “antiga”, inclusive, você transforma seu aparelho em ótimas soluções de carpintaria e medição. Você tira as medidas e ainda consegue saber se a estrutura está no nível!

 

4 – A maior das inovações tecnológicas na arquitetura segue sendo a Internet

A Internet é, e provavelmente será por muitos anos, a maior e mais relevante das inovações tecnológicas na arquitetura. Sabe por que?

Tudo isso que a gente falou aí em cima só funciona porque a Internet nos proporcionou essa grande rede para troca de dados. E além disso, temos inúmeras fontes de inspiração e acesso diário a tudo o que está acontecendo no mundo da arquitetura a qualquer hora, em qualquer lugar.

Agora mesmo, inclusive. Se a Internet não tivesse dominado a arquitetura, você não estaria lendo esse texto. Nem todos os outros que temos pra te oferecer aqui nos blogs da Pling. O futuro aponta adiante, mas antes dele houve a Internet, que irá perdurar ainda por décadas e décadas.
 

E já que estamos falando de Internet e o nossos blogs, venha conhecer o que temos pra oferecer no Pling Arquitetura! Estamos te esperando, ok? Até a próxima!