Identidade corporativa, identidade visual e branding: você sabe a diferença entre esses conceitos? Muita gente passa por cima deles e acredita que é tudo a mesma coisa, mas será mesmo? Bom, se cada um tem um nome diferente, iguais é que eles não são.

E as diferenças vão muito além do nome. A identidade corporativa é uma coisa, a identidade visual outra e o branding é ainda mais diferente. Se você trata tudo como um só recurso, é bem provável que as suas comunicações não estão sendo tão eficientes quanto elas poderiam ser.

Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre esses três conceitos. Quer saber um pouco mais sobre eles? Então vamos com a gente!

 

O que é a identidade corporativa?

A diferença entre identidade corporativa e identidade visual é uma que deixa muita gente de cabelos em pé. Você já ouviu falar desse termo?


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Basicamente, a identidade corporativa de uma empresa é a sua forma de expressão perante a sociedade sem necessariamente se utilizar de outros recursos além do seu nome, do atendimento e outros elementos que constituem a sua “personalidade”. É o pano de fundo dos seus ideais, que são expressos na sua Visão, Missão e Valores.

A identidade corporativa também se expressa através das ações da empresa e como ela se posiciona no mundo. Vamos pegar um exemplo? A SpaceX é conhecida por ser sempre audaciosa, criar novas maneiras de explorar o universo e por nunca poupar despesas nas suas invenções. É assim que a percebemos, então é assim que ela é.

Vários problemas podem causar danos na identidade corporativa de uma empresa. Veja o exemplo da Petrobrás. Por décadas ela seguiu sendo o “orgulho nacional”, sempre provendo para o povo brasileiro. Hoje, após escândalos de corrupção e investigações, sua imagem é associada a outras qualidades, nem todas elas boas.

É assim que ela se projeta, então é assim que é a sua identidade corporativa. Basicamente, é assim que ela é.  

Mas e o que isso tem a ver com a identidade visual?
 

O que é a identidade visual?


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A vontade de dizer “Nada!” é bem grande, mas não é bem assim que funciona. Na verdade, a identidade visual é uma forma de expressão da identidade corporativa.

Através de imagens, padrões, cores e a padronização da forma como esses recursos são usados, você monta uma identidade visual para a sua empresa. Essa identidade visual normalmente é utilizada nas suas comunicações – outdoors, flyers, posts nas redes sociais, etc. – e também em aplicações em materiais – canecas, cartões, canetas, brindes, papel timbrado, etc.

O importante é entender que a identidade visual não trabalha sozinha. Na verdade, em muitos casos ela é a expressão visual da identidade corporativa. Se há algo que você quer expressar, o texto é um grande aliado, mas ele precisa ser lido.

A imagem fala por si só, e mesmo que as pessoas não estejam interessadas em conhecer os valores da empresa e qual é a sua marca no mundo, um pouco acaba sendo absorvido só com um passada de olho na identidade visual.

Deu pra entender bem o que é identidade visual e qual é a sua diferença com a identidade corporativa? Maravilha! Mas ainda falta um último conceito pra gente trabalhar, aquele que envolve os dois anteriores. Vamos ver?
 

O que é o branding?


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No inglês, brand significa marca. Não uma marca de nascença ou alguma feita em uma árvore, mas uma que identifica o que foi “marcado” perante o mundo e a sociedade. Branding, então, é o ato de deixar uma marca no mundo. É por isso que o nome é marca, é exatamente isso que você faz.

O branding é composto geralmente da identidade corporativa junto à identidade visual. Nisso estão inseridos várias outras questões: todos os desdobramentos das suas comunicações, o seu logotipo, animações com sua identidade visual, etc.

A marca é um apanhado geral de tudo o que faz a sua empresa ser vista pelo mundo. É como ela se comunica, é como ela se mostra e como ela é. Se o conceito parecer abstrato demais, não se preocupe: ele realmente é.

Mas entender o branding é simples. É mais do que um posicionamento, é uma história. Através dele, você cria um conceito ao redor da sua empresa, que é repetido em todos os seus esforços de comunicação.

Então não é que o branding é só uma soma entre identidade visual e identidade corporativa. Ele abarca essas duas ideias justamente por abranger tudo o que diz respeito à como sua marca se coloca no imaginário coletivo.

 

Diz pra gente, você já tem uma identidade visual definida? Não? Não acredito. Então dá uma passadinha nesse artigo pra você ver o que sua empresa está perdendo!