O escritório de arquitetura tem uma “mitologia” ao seu redor, não é? Um lugar bem elegante, cheio de gente engravatada e de salto alto, detalhes de madeira e pedra e escritórios todos padronizados. Foi isso que os filmes nos ensinaram, né?

A realidade é um pouco menos glamourosa que isso, mas a tradição de um ambiente mais austero e tradicional ainda é forte em muitos escritórios. Com tantos arquitetos jovens chegando com a cabeça cheia de ideias, porém, isso vai começando a ficar meio “fora da curva”, não é?

O ambiente profissional é o que motiva colaboradores a produzir cada vez mais. É o que faz com que ir ao trabalho seja desejável, interessante. Para trazer o escritório para a realidade dos mais jovens, porém, você vai precisar deixar essa austeridade de lado e ser um pouco mais criativo.

Quer saber como? A gente te mostra neste artigo! Vamos lá?
 

Pinte murais na parede


https://unsplash.com/photos/0WAJhFK7Q9o

Sabe o que está muito na moda em empresas super modernas, especialmente escritórios de arquitetura? Murais pintados na parede cheios de cores!

Se você quer revitalizar seu ambiente sem precisar fazer grandes mudanças na estrutura ou no mobiliário, uma pintura na parede já faz bem o trabalho. E isso sem fazer nem um décimo da bagunça que quebrar tudo quanto é parede faz, não é?

O melhor é procurar estúdios de design que se especializam nesse tipo de trabalho, que aí você já tem o desenho e a execução do serviço no mesmo pacote. Com isso, as chances de erro são bem pequenas, já que os mesmos desenhistas é que vão transpor o desenho que eles já conhecem pra parede.

Vale a pena trazer cores bem vibrantes e desenhos que lembrem o serviço prestado pela empresa, mas que tenham um “quê” de diferente.

 

Escritórios fora do padrão

O que a gente vê muito em filmes por aí é o trabalhador desmotivado com o escritório. Ele chega pra trabalhar e vê as mesmas pessoas, anda por um corredor que não mudou nem uma vírgula e vai para um escritório que é o mesmo desde o primeiro dia que ele entrou lá.

Isso é bem desmotivador. Nunca tem nenhuma novidade, e nós precisamos de mudança pra achar qualquer coisa interessante. O interesse é o que traz a motivação, e a motivação chama o bom trabalho!

Pra isso, o melhor é deixar os escritórios do jeito que os seus colaboradores querem. Mas como fazer isso? Pedindo a opinião dele, é claro! Tenha uma equipe de infra flexível, que consegue se ajustar e sair dos padrões. Só peça pra não mudar muito – ninguém vai derrubar paredes!

 

Ilha de foco

A arquitetura, por mais matemática que empregue, ainda é largamente vista como expressão e criatividade. E claro, pra conseguir exprimir esses dois conceitos, é necessário se concentrar bastante e puxar um pouco pro lado da lógica.

Tudo isso é completamente impossível no meio do burburinho do dia a dia. O escritório de arquitetura costuma ser movimentado, e é completamente natural que pessoas conversem. Quem está fazendo um trabalho mais sensível, porém, não pode perder a concentração.

O que várias empresas vêm fazendo é criar uma “ilha” separada das áreas mais movimentadas da empresa para trabalhos que exigem concentração. Lá, o seu colaborador pode desenhar sozinho e no silêncio total – a não ser que ele goste de uma musiquinha enquanto trabalha, né?
 

Deixa o arquiteto desenhar!

Uma ótima ideia também é dar as condições para que os arquitetos possam exercer sua criatividade e anotar suas ideias assim que elas passam pela mente deles. Muitas vezes, se elas não são anotadas, elas acabam caindo no esquecimento.


Unsplash

Várias empresas lidam com isso através de divisórias de vidro livres para anotação. Deixe sempre canetas próximas ou as distribua entre a sua equipe para que, toda vez que eles precisarem anotar algo urgente, as janelas sirvam como quadro.

Mas se você prefere rabiscos longe da janela, tem problema não. Pinte uma parede inteira com tinta preta e deixe os arquitetos rabiscarem com giz!
 

Inove na decoração

Existem várias formas de deixar o ambiente ainda mais interessante com decorações criativas. Muitas vezes, é bem provável que seus próprios arquitetos sejam bem versados em um bom design de interiores, não é?


Unsplash

Criar um ambiente único, que transmita a sua identidade visual através da arquitetura, faz milagres para a força de trabalho e até nos clientes. Eles vão ver que sua firma de arquitetura é competente antes mesmo da primeira reunião. O seu local de trabalho deve refletir toda a glória de um local imaginado por tantos arquitetos, lembre-se sempre disso!
 

Em casa de arquiteto, o espeto deve ser muito bem planejado, com ótimas referências e inspirações no mais fantástico que houver. Esperamos poder te ajudar com essas tendências em arquitetura corporativa, mas com certeza você sabe bem mais do que nós sobre o assunto, né?

De qualquer forma, caprichar na decoração é uma ótima ideia. Não deixe toda a criatividade do seu time ir nos projetos pra clientes. Permita-se reservar um pouco para o seu próprio ambiente, aumentando sua produtividade com bastante estilo.

Mais dicas como essas? Você vai encontrar no nosso artigo sobre Neuroarquitetura. Vamos continuar a conversa?