O marketing digital para arquitetos é uma realidade, sabe porque? Porque ele é real para todos os segmentos e todas as pessoas que estão buscando se inserir no mercado ou se posicionar melhor nele.

É como se dizia antigamente: a propaganda é a alma do negócio. Hoje em dia o conceito de propaganda já está bem diferente, sendo mais próximo do relacionamento com o cliente do que em anúncios em plataformas como outdoors, televisão, etc.

O difícil mesmo, muitas vezes, é entender o que os termos do marketing digital significam. Teste A/B? Inbound? Funil de vendas? Lead? O que é isso tudo?

Se essas são suas dúvidas, pode ficar tranquilo. É só consultar esse glossário que a Pling preparou só pra você com os principais termos do marketing digital! Preparado? Então vamos lá!

A

A/B Testing

É o processo de comparar duas variações de uma única variável para determinar qual delas é melhor para ajudar a melhorar os esforços de marketing. Isso geralmente é feito no marketing por e-mail (com variações na linha de assunto ou na cópia), frases de chamariz (variações de cores ou verbosidade) e páginas de destino (variações no conteúdo). Fora do marketing, você pode usá-lo para determinar o que tem melhor sabor em um sanduíche de manteiga de amendoim: geléia ou penugem..

Analytics

que às vezes me refiro como os “olhos” do marketing de entrada, a análise é essencialmente a descoberta e a comunicação de padrões significativos nos dados. Quando referido no contexto de marketing, ele está olhando para os dados de suas iniciativas (relatórios de visitantes do site, social, PPC, etc.), analisando as tendências e desenvolvendo insights úteis para tomar decisões de marketing melhor informadas..

Advertising

É uma forma de comunicação cujo objetivo é informar os clientes em potencial sobre produtos e serviços e persuadi-los a tomar alguma ação. Desenvolve e implementa novos produtos e / ou aprimoramentos de produtos e iniciativas de marketing, bem como programas de publicidade e promocionais, enquanto interpreta e aplica padrões, políticas e procedimentos corporativos para gerar apoio público positivo aos produtos e serviços da BCLC.

Agência de publicidade

Uma agência que projeta propaganda para chamar a atenção do público para seus clientes. Experiência comprovada em gestão de agência de publicidade.

Accountabilities:

Desenvolve planos e programas de marca diversificados, complexos e especializados para apoiar a marca e participa no desenvolvimento de estratégias globais de marketing para a categoria de produtos

B

B2B (Business-to-Business)

Um adjetivo usado para descrever empresas que vendem para outros negócios. Por exemplo, o Google e a Oracle são principalmente empresas B2B.

B2C (Business-to-Consumer)

Um adjetivo usado para descrever empresas que vendem diretamente aos consumidores. Por exemplo, Amazon, Apple e Nike são principalmente empresas B2C.

Blogging

Isto é curto para web log ou weblog. Um indivíduo ou grupo de pessoas geralmente mantém um blog. Um blog pessoal ou blog de negócios tradicionalmente incluirá entradas regulares de comentários, descrições de eventos ou outros materiais, como fotos e vídeos.

O blog é um componente essencial do marketing de entrada, já que ele pode realizar várias iniciativas simultaneamente – como o crescimento do tráfego do site, a liderança de ideias e a geração de leads. No entanto, não faz seus impostos.

Buyer Persona

Uma representação semi-ficcional de seu cliente ideal com base em pesquisas de mercado e dados reais sobre seus clientes existentes. Embora isso ajude os profissionais de marketing como você a definir o público-alvo, também pode ajudar os representantes de vendas a qualificar leads.

Big Data

Assim como soa, a frase “big data” é usada quando se fala de grandes quantidades de dados. Os analistas usam esses dados para descobrir tendências e comportamento humano para entender melhor os mercados.

Brand Identity

Esta é a mensagem que uma marca deseja enviar ao seu cliente. Talvez você queira que sua empresa seja vista como profissional e exclusiva. Ou talvez você queira que seja jovem e vibrante. Adjetivos como esses ajudam a criar uma identidade de marca.

Brand Guidelines

Este é um documento que explica inteiramente a identidade de uma marca. Isso geralmente é usado por profissionais de marketing e designers gráficos. É basicamente um conjunto de coisas que você deve fazer e não fazer (coisas que você não deveria fazer) por apresentar a marca em qualquer material de marketing.

Brand Visibility

A visibilidade da palavra refere-se à capacidade de uma pessoa ser vista. Algo que tem boa visibilidade é algo que pode ser visto facilmente. Quando se fala em visibilidade de uma marca, significa a mesma coisa. Com que frequência seu público vê sua marca por meio de suas atividades de marketing? Quanto mais as pessoas ver ou ouvir sobre a sua marca, o mais visibilidade tem.

Buyer

uma pessoa que compra alguma coisa. Também comprador significa alguém em uma empresa que é responsável pela compra de ações para a empresa.

Buying habit

Comprar da mesma marca uma e outra vez.

Buying motivation

Fatores internos e externos que estimulam a compra nas pessoas.

C

Call-to-Action

Uma call-to-action é um link de texto, botão, imagem ou algum tipo de link da web que incentiva o visitante do site a visitar uma página de destino e tornar-se líder. Alguns exemplos de CTAs são “Inscreva-se agora” ou “Faça o download do Whitepaper Today”. Eles são importantes para os profissionais de marketing porque são a “isca” que atrai um visitante do website a se tornar um lead. Assim, você pode imaginar que é importante transmitir uma oferta muito atraente e valiosa em um call-to-action para promover melhor a conversão de visitante para lead.

Clickthrough Rate (CTR)

A porcentagem do seu público que avança (ou clica) de uma parte do seu site para a próxima etapa da sua campanha de marketing. Como uma equação matemática, é o número total de cliques que sua página ou CTA recebe dividido pelo número de oportunidades que as pessoas tiveram que clicar (por exemplo, número de visualizações de página, e-mails enviados etc.).

Content

Em relação ao marketing de entrada, o conteúdo é uma informação que existe com a finalidade de ser digerida (não literalmente), envolvida e compartilhada. O conteúdo geralmente vem na forma de um blog, vídeo, post de mídia social, foto, apresentação de slides ou podcast, embora haja muitos tipos de texto por aí. Desde o tráfego do website até a conversão do lead para o marketing do cliente, o conteúdo desempenha um papel indispensável em uma estratégia de marketing de entrada bem-sucedida.

Content Management System (CMS)

Um aplicativo da Web projetado para facilitar a criação, edição e gerenciamento de um site por usuários não técnicos. Ajuda os usuários com a edição de conteúdo e mais trabalho “por trás dos bastidores”, como tornar o conteúdo pesquisável e indexável, gerando automaticamente elementos de navegação, controlando usuários e permissões e muito mais.

Corporate image

A maneira como a sociedade vê uma empresa.

Customer

Uma pessoa que compra algo de uma loja.

D

Discount

Uma redução no preço. Uma das palavras de marketing mais comuns.

Distribution channel

Uma maneira de vender o produto de uma empresa diretamente ou através de distribuidores.

E

Ebook

Ebooks são um tipo comum de conteúdo que muitos comerciantes usam, muitas vezes para ajudar a gerar leads. Eles geralmente são um tipo de conteúdo mais longo que, digamos, posts de blog, e entram em detalhes detalhados sobre um assunto.

Engagement Rate

Uma métrica de mídia social popular usada para descrever a quantidade de interação – curtidas, compartilhamentos, comentários – que uma parte do conteúdo recebe. Interações como essas informam que suas mensagens estão ressoando com seus fãs e seguidores.

E-marketing

Promoção de produtos e serviços através da Internet

E-commerce

compra e venda de produtos ou serviços através de sistemas electrónicos, como a Internet. Uma das palavras de marketing mais usadas.

F

Form

O local onde os visitantes da sua página fornecerão informações em troca da sua oferta. É também como esses visitantes podem se transformar em leads de vendas preciosos. Como prática recomendada, peça apenas as informações que você precisa de seus leads para poder efetivamente acompanhar e / ou qualificá-las.

G

H

Hashtag

Hashtags são uma maneira para você e seus leitores a interagir uns com os outros em mídias sociais e ter conversas sobre uma determinada peça de conteúdo. Eles interligam conversas públicas no Twitter, Facebook e Instagram em um único fluxo, que os usuários podem encontrar pesquisando uma hashtag, clicando em uma delas ou usando uma ferramenta de monitoramento de terceiros. As próprias hashtags são simplesmente uma frase de palavra-chave, escrita sem espaços, com um sinal de libra (#) na frente dela.

I

Influencers

Influenciadores são pessoas que têm uma mídia social grande seguinte. Eles podem ser celebridades tradicionais ou celebridades da Internet. De qualquer forma, quando eles postam algo no Instagram, Twitter ou Facebook, muitas pessoas o veem.

Inbound Marketing

Inbound marketing refere-se a atividades de marketing que atraem visitantes, em vez de os comerciantes terem que sair para obter a atenção dos prospects. É tudo sobre ganhar a atenção dos clientes, tornando a empresa fácil de encontrar on-line e atrair clientes para o site, produzindo conteúdo interessante e útil. Ao alinhar o conteúdo que você publica com os interesses do seu cliente, você atrai naturalmente o tráfego de entrada que você pode converter, fechar e encantar com o tempo.

Infographic

Um conteúdo altamente visual que é muito popular entre os profissionais de marketing digital como forma de transmitir conceitos complexos de maneira simples e visual.

J

K

Keywords

Ao configurar um anúncio on-line, você pode selecionar palavras-chave relevantes para o seu produto. Em seguida, seu anúncio segmentará pessoas que pesquisaram coisas semelhantes às suas palavras-chave. Como mostrado no exemplo anterior, “batata frita” é uma palavra-chave para o site da empresa Lays.

L

Landing Page

Uma página de destino é uma página do site que contém um formulário usado para geração de leads. Esta página gira em torno de uma oferta de marketing, como um e-book ou um webinar, e serve para capturar informações do visitante em troca da oferta valiosa. As páginas de destino são os guardiões do caminho de conversão e são o que separa o visitante de um site de se tornar um líder.

Lead

Uma pessoa ou empresa que demonstrou interesse em um produto ou serviço de alguma forma ou forma. Talvez preenchessem um formulário, subscrevessem um blog ou compartilhassem suas informações de contato em troca de um cupom.

A geração de leads é uma parte crítica da jornada de um cliente em potencial para se tornar um cliente, e está entre os segundo e terceiro estágios da maior metodologia de marketing inbound

M

Market niche

Pequeno mas lucrativo segmento de mercado no qual uma empresa é especialista, forma muito específica de marketing alvo.

Market segmentation

Processo de definir e dividir um mercado em diferentes segmentos com necessidades, necessidades ou características de demanda semelhantes.

Market share

Porcentagem de vendas de um determinado produto ou serviço em um mercado capturado por uma marca, produto ou empresa.

Market size

O número de compradores e vendedores em um mercado específico.

Marketing Campaign

Esta é uma mensagem de marketing que você deseja que seu público-alvo lembre. É uma única mensagem enviada por vários métodos diferentes. Você espalhará essa mensagem por meio de atividades de marketing on-line e off-line. Uma empresa geralmente envia uma campanha de marketing específica por um período predeterminado. No entanto, se a campanha de marketing for um enorme sucesso, eles podem continuar a usá-la.

Marketing strategy

Plano escrito que inclui desenvolvimento de produto, promoção, distribuição e abordagem de preços, indica os objetivos de marketing. A estratégia de marketing explica como as metas de marketing serão alcançadas dentro de um determinado período de tempo.

Marketing Objective

É isso que você está tentando realizar com sua campanha. Talvez você tenha uma meta de vendas ou queira alcançar um certo número de pessoas. Um objetivo de marketing é o seu motivo para ativar a atividade de marketing.

Marketing mix

Quatro estratégias básicas de marketing, conhecidas como os quatro Ps: produto, preço, lugar e promoção.

N

O

Online Marketing Activities

Atividades de marketing online são quaisquer atividades para aumentar a visibilidade que isso aconteça através da Internet e através de aplicativos de smartphones. Isso pode incluir campanhas de email, mensagens de texto e publicidade digital.

Online Presence

Este é o conteúdo que acontece naturalmente. A equipe de marketing não planejou nem criou esse conteúdo. Geralmente é algo que um cliente escreve ou promove.

Organic Content

This is content that happens naturally. The marketing team did not plan or create this content. It’s usually something that a customer writes or promotes.

P

Positioning

Para desenvolver uma imagem específica da marca nas mentes dos consumidores.

Product catalogue / mix/ portfolio

Produtos de uma empresa como um grupo. Uma das palavras de marketing mais usadas.

Product range/line

produtos de um tipo específico fabricados e / ou vendidos por uma empresa

Product life cycle

A vida útil completa de um produto, desde o planejamento inicial até a produção, marketing, uso, descarte e reciclagem.

Product positioning

percepção do consumidor de um produto em relação à sua concorrência.

Product placement

uma forma de propaganda, quando uma empresa paga por um produto para ser visto em filmes e programas de TV.

Q

R

Real-time engagement

É quando uma marca interage com o público agora. Em vez de seguir apenas um plano de marketing projetado semanas atrás, o engajamento em tempo real significa que uma marca reage em “tempo real”. Sua empresa pode fazer algum envolvimento em tempo real interagindo com seus seguidores no Twitter ou no Facebook.

Return on Investment (ROI)

Uma medida de desempenho usada para avaliar a eficiência e a lucratividade de um investimento ou para comparar a eficiência e a lucratividade de vários investimentos. A fórmula para ROI é: (Ganho de Investimento menos Custo de Investimento),
todos divididos por (Custo de Investimento). O resultado é expresso em
porcentagem ou proporção. Se o ROI for negativo, essa iniciativa está perdendo
o dinheiro da empresa. O cálculo pode variar dependendo do que você insere para
ganhos e custos.

S

Sales promotion

Atividades de, materiais e técnicas usadas para complementar ou coordenar a publicidade. A promoção de vendas inclui cupons, vendas, descontos, prêmios, sorteios e concursos. Uma das palavras de marketing mais comuns.

Seller

Uma pessoa que vende algo.

SEO

Este é um acrônimo que significa Search Engine Optimization. SEO usa técnicas especiais para obter o seu site (ou certas páginas do seu site) para classificação mais elevada para os motores de busca. Isso significa que as pessoas poderão encontrar seu website quando estiverem procurando algo relacionado à sua empresa.

Social Media

Qualquer plataforma que conecte pessoas, incluindo: Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e Snapchat. Muitas empresas querem ter uma boa presença na mídia social, o que significa que elas terão boa visibilidade para as pessoas que usam esses sites de mídia social.

T

U

V

Viral Content

Este termo é usado para descrever uma parte do conteúdo que se tornou muito popular em toda a web por meio do compartilhamento. Muitas vezes, as pessoas não sabem que uma peça que estão criando será viral até que realmente funcione, o que geralmente é lamentável se for particularmente embaraçoso.

W

Website

Um website é um conjunto de páginas da Web interconectadas, geralmente incluindo uma página inicial, geralmente localizada no mesmo servidor, e preparada e mantida como uma coleção de informações por uma pessoa, grupo ou organização. Um profissional de marketing de entrada deve estruturar um site como uma entidade dinâmica e multidimensional que pode ser usada para atrair visitantes relevantes do site, converter esses visitantes em leads e fechar esses leads em clientes. Caso contrário, é apenas uma brochura – e sejamos honestos – você poderia realmente usar outra brochura?

X

Z

E aí, o que achou do nosso glossário de Marketing Digital? É lógico que não dá pra aprender tudo de uma vez, a gente sabe que é meio complicado mesmo. A ideia desse guia é ser um apoio para suas aventuras no mundo do Marketing, te ajudando a entender, sempre que for necessário, algum termo estranho e fora da sua realidade.

Use sempre que for necessário e sem moderação! E se você quiser continuar essa conversa sobre o marketing digital, confira nosso artigo falando sobre como aplicar os preceitos do marketing digital no seu escritório de arquitetura!