ATO 1: Assim começa nossa história

Está é a história de Cristiano.

Cristiano! – Gritou sua mãe.

Ele já sabia que tinha se metido em alguma confusão. Sempre se metia, para falar bem a verdade.

Desde muito novo gostava de criar coisas: desmontava as caixas de sapato do pai para montar casas para seus bonecos.

O pai perguntava: “Viu a caixa do sapato novo?”

A mãe só olhava para o lado, apontando para Cristiano.

Ele já sabia a resposta.

Ele tinha na cabeça muitas ideias.

Hoje seria diagnosticado com alguma coisa, tomaria um remédio. Talvez.

Mas na sua época, não tinha disso. O que restava era cola, tesoura, papel, papelão e muita invenção.

ATO 2: Escolhas

Quando chegou no tempo de pensar no que iria trabalhar ficou em dúvida.

O pai bancário, queria um filho engenheiro.

A mãe, professora, um advogado.

Ele era Arquiteto.

Cris, como sempre foi conhecido, era muito popular. Fazia amizade fácil, pessoa de personalidade, mas muito amigável.

Ele tinha muitos amigos, mas só uma amigona.

Ele filho único adotou uma irmã caçula, a Jaque. E lhe dava conselhos:

– Jaqueline, vai ficar esperando o que para ir atrás do que você realmente quer? – disse certa vez.

Por ser assim, diziam, tinha “sorte” na vida. Nunca teve problema de dinheiro, porque sempre tinha trabalho.

Na escola tinha problemas com educação física. Mas era bom de matemática.

Mas no final das contas, decepcionou seus pais: passou na arquitetura.

ATO 3: O início na carreira

Adorava aquilo tudo.

As aulas, os projetos, os professores.

Na formatura ofereceu o diploma aos pais que tiveram a paciência e o desprendimento para deixá-lo seguir seu sonho.

Choraram…

Cristiano, Marcos e Maria criaram a MCM – Arquitetura e Urbanismo, logo que se formaram.

Era uma sala emprestada de um tio da Maria. Não pagariam aluguel nos primeiros seis meses.

E tinham presa para fazer as coisas acontecerem.

Cris queria fazer o escritório ser reconhecido desenvolvendo um projeto de Branding.

Branding, para quem não sabe (explicava ele), é a gestão de uma marca.

Tudo o que você faz para a sua marca se tornar mais conhecida, mais desejada, mais positiva na mente e no coração dos seus consumidores é Branding.

Tudo o que você planeja, faz, cria em torno da marca que criou, desde a menor das ações, até o marketing da empresa, está dentro da Gestão da Marca.

O primeiro passo foi criar um logotipo. Algo simples, pensavam.

Três arquitetos tiram isso de letra.

Mas ai apareceu o primeiro projeto, o segundo logo em seguida.

O tempo, que já era pouco, se tornou nenhum.

E o ditado já pairava em suas mentes:

“Em casa de ferreiro, espeto de pau.”

ATO 4: Como resolver isso?

– Você tem um cartão?

– Ainda não fizemos, não deu tempo.

Mentira, o problema era que o logo tinha parado no conceito.

– Oi Cris, sou eu. Vamos fazer aquela placa para colocar na portaria do prédio?

– Vamos fazer na semana que vem? – respondia contrariado

Mentira novamente.

Como iria fazer uma placa? Que logo iria nela?

Um dia chegou em casa, cansado como sempre. Sentou na mesa, abriu o laptop.

Começou a esboçar no papel, tinha um caminho ali.

Dormiu em cima da mesa cinco minutos depois.

No dia seguinte chegou no escritório resolvido: “precisamos dar um jeito nisso pessoal!”

Depois de meia hora de debate, finalmente tinham chegado a uma conclusão: vamos terceirizar e focar nos projetos.

Cris tinha ficado com a tarefa de procurar alguém.

ATO 5: A ajuda chegou!

Na internet ficou perdido coma quantidade de opções. Ele procurava alguém que pudesse criar materiais de qualidade, com um processo de contratação simples e organizado e que fosse muito criativo nas soluções apresentadas.

Uma manhã inteira olhando sites, portfólios e não gostou de nada. Resolveu dar um tempo e relaxar.

Passou na casa dos pais (eles ainda moravam no mesmo lugar). Tomou um café da tarde.

– Cristiano, quando você vai vir nos visitar? Perguntava o pai, recém aposentado.

– Poxa pai, essa semana estou enrolado de trabalho.

Verdade. Mas dessa vez estava lá.

Na saída encontrou Jaque. Conversaram um tempo. Ela saiu inspirada daquele papo.

Uma semana depois, chega um e-mail na sua caixa pessoal.

Jaqueline perguntava sua opinião: “O que acha disso?”

Era um logo. Tinha gostado, mas precisava de um ajuste aqui e outro ali.

Ele respondeu e perguntou quem tinha feito. Ela recomendou.

Cristiano olhou o site. Gostou dos trabalhos.

Resolveu entrar em contato.

ATO 6: A solução para os problemas

O preço era bom e trabalho profissional. Ligou para os sócios, eles aprovaram. Contratou o serviço de criação de logotipo para arquitetos.

Uma semana tinha a primeira versão. Parecia com o que ele tinha começado a desenhar.

Gostou. Aprovou de cara o trabalho.

No seu e-mail chega a mensagem:

Cristiano, queremos agradecer pela confiança.

Agora é chegada a hora de trabalhar o seu novo logotipo na construção da sua marca! Use-o para criar uma identidade para seu negócio, uma presença que seja sólida e ao mesmo tempo, integrada ao seu tempo.

Destaque-se no mercado e seus clientes vão chegar, temos certeza. Divulgue seu negócio e os potenciais visitantes vão se transformar em novos clientes. Seu logotipo foi feito para quem a veja enxergue seus valores, sua identidade. Com seu uso correto será muito mais fácil resolver seus desafios da Gestão da sua Marca.

Agora é usar os materiais que recebeu, entrar em contato com sua gráfica de confiança e conquistar seus sonhos!

Ficou surpreso com a mensagem.

Colocou no servidor os arquivos do logotipo que tinha recebido.

Mandou um áudio para a Maria no grupo do escritório: “tá pronto!”

Resolveu mudar o caminho para o trabalho e passar na gráfica de um amigo, já faria logo tudo com ele.

Os dias se passaram apressados…

– Cris, me deixa seu cartão?

– Tá na mão.

E agora era verdade.

Tinha resolvido com a ajuda de um serviço fácil de contratar e que solucionou seu problema.

Agora de volta aos projetos, a mesa estava cheia de tarefas esperando, reuniões iam acontecer e ele não podia perder tempo.

Esta é a sua definição de sucesso.

Ele ainda está começando mas quer deixar sua marca no mundo, um projeto por vez.

O volume de trabalho não o deixava cuidar do básico, mas depois de tanto procurar, ele conseguiu,

Deu seu primeiro passo para criar um negócio de sucesso: a criação de um logotipo profissional.

Agora Cristiano vai poder executar o seu projeto de Branding do seu próprio negócio.