Olá arquitetas e arquitetos, vocês sabem como fidelizar seus clientes? Tem dúvidas de como gerar mais atendimentos sem se ocupar demais com processos, técnicas e estratégias?

Você já teve alguma experiência muito positiva com algum prestador de serviços? 

Posso arriscar que você voltou a contratar este mesmo profissional outras vezes, (ou pelo menos fez mais um orçamento), estou correto?

Então você tem a noção exata do que seus clientes pensam acerca de seu negócio:

Boas experiências o fazem voltar a procurar o mesmo profissional.

Essa recorrência é o que podemos chamar de Fidelização de Clientes.

Mas como fidelizar seu cliente usando marketing?

A resposta é o Marketing de Relacionamento!

Mas afinal, o que é Marketing de Relacionamento?

Numa definição bem básica podemos dizer que:

Marketing de relacionamento nada mais é que do que o conjunto das ações tomadas pelas empresas com intenção de criar e manter um relacionamento positivo com seus clientes.

Um exemplo simples são os planos de benefícios. Criados com a intenção clara de fidelização de clientes.

Transformar ocasionais consultas (orçamentos, pesquisas) em clientes regulares, e depois em fãs de sua marca, é o grande objetivo do Marketing de Relacionamento.

Ele engloba estratégias de construção e disseminação de marca, prospecção fidelização de clientes e a criação de autoridade de marca na mente dos consumidores.

Fidelizando clientes através de ótimas experiências

Para se tornar uma referência no seu mercado você vai precisar ter fãs.

Mais que simples admiradores dos seus serviços este tipo de cliente se torna um defensor e propagador seu.

Mas como fazer isso? Criando boas experiências. 

Tente se lembrar como se sentiu da última vez que foi muito bem atendido em um restaurante. Ou o seu contador resolveu um problema para você.

Você conhece o sentimento. É assim que seus clientes devem se sentir quando deixarem o seu escritório.

Oferecendo boas experiências aos seus clientes você abre caminho para ser uma referência na mente dos consumidores. Isso é a base da construção de um relacionamento de longo prazo.

Marketing de relacionamento e fidelização de clientes

Vamos voltar ao nosso exercício de imaginação:

Você também deve se recordar da última vez que foi mal atendido.

Essas emoções devem ser até mais fortes que as outras, estou certo?

Pois então, as pessoas estão acostumadas à receber respostas frias e diretas quando se trata de comunicar-se com uma marca (infelizmente). Experiências ruins são comuns quando lidamos com prestadores de serviços, compras de produtos, etc.

Estabelecer uma relação com o seu cliente, uma que seja contínua e crescente, não difere muito de criar uma relação entre pessoas. A principal diferença está na busca por elevar o nível de atitude e confiança dos seus clientes em relação à sua marca.

Não esqueça de quem gasta seu tempo e dinheiro com você e ele lembrará da sua marca.

Se o seu cliente perceber que ele não é apenas compra, você não será esquecido.

O Marketing de Relacionamento visa manter uma relação saudável e positiva entre o seu serviço e os consumidores, se lembra? Mas você não precisa deixar o profissionalismo de lado para ser simpático e amistoso.

Marcas humanizadas, clientes fiéis

O advento da tecnologia, que revolucionou o nosso acesso à informação, criou novos paradigmas de relacionamento. Sejam eles pessoais, ou entre pessoas e empresas.

Se a sua marca demonstra profissionalismo, mas de uma maneira “humanizada”, vai criar empatia com o seu cliente.

Longo prazo: isso é Marketing de Relacionamento

Este modo de fazer Marketing não é baseado em estratégias de curto prazo.

Somente criando relações contínuas e progressivas é que você transforma orçamentos em novos projetos. Repita esse processo com qualidade durante muito tempo e você terá um fã, alguém que vai sempre voltar, ou consumir mais e mais seus serviços.

A importância do Marketing de Relacionamento para sua Arquitetura

Pessoas querem ser lembradas. Você não vai poder satisfazer seu cliente e depois esquecer que ele existe. Lembre-se: estamos falando de criar um relacionamento.

Vamos fazer um outro exercício de imaginação:

Como funciona um relacionamento entre duas pessoas?

Se somente uma delas procura a outra, liga, se dispõe, o que acontece? Afastamento, correto?

Esta lógica é aplicada aqui: mantenha-se em contato com seu cliente.

  • Lembre as datas importantes;
  • Mantenha sua marca sempre presente em sua mente de forma extremamente positiva;
  • Mantenha-se por perto aumento as taxas de fidelização de seus clientes e clientes fiéis trazem sempre novos clientes.

Feedback: o ouro da fidelização de clientes

Quando estiver estreitado laços com os seus clientes, eles se sentirão seguros de lhe passar feedbacks reais, constantes, sobre o seu serviço.

Esse constante relato sobre a qualidade dos seus serviços permite que você conheça o ponto exato da percepção acerca da sua marca.

Aproveite para corrigir erros e otimizar processos.

Usar o conhecimento dos seus clientes na melhoria da qualidade do seu serviço é usar o Marketing de Relacionamento de forma inteligente.

Na semana que vem responderemos uma pergunta recorrente:

Como aplicar o Marketing de Relacionamento para fidelizar clientes?

Vamos lhe dar algumas dicas práticas de como usar esta modalidade de Marketing para o seu sucesso na Arquitetura