“Será que eu estou divulgando o meu negócio da melhor maneira possível?”. Esse é um questionamento que não foi só você quem fez, pode acreditar. Na verdade, enquanto você está lendo isso, milhões de outros empresários – arquitetos inclusos! – estão pensando na mesma coisa.

O segredo da publicidade, porém, é entender que cada negócio é único, e todos eles possuem necessidades específicas de divulgação. A melhor maneira de saber se você está divulgando seu negócio corretamente, no fim das contas, não é só procurando teorias, livros e tudo mais: é só olhar para suas vendas e contratos.

Eles estão chegando? Sua equipe está trabalhando o dobro do que trabalhava? Se a resposta for não, então é muito provável que você está deixando alguma coisa passar. É neste artigo que você vai descobrir exatamente o que. Vamos?

Você tem uma marca?

O primeiro passo para entender se você está divulgando o negócio de forma correta é avaliar a força da sua marca. Você tem uma? Se a resposta for não, então é verdade: tem um problema aí!

O trabalho de branding vem antes de qualquer trabalho de divulgação que você possa ter. Sem ele, não vale a pena nem começar a investir em publicidade. As pessoas não confiam em serviços sem um nome por trás, você não se torna atraente e, portanto, acaba investindo mais em divulgação do que ganha em clientes.

 

E uma identidade visual?

Tão importante como uma marca é uma identidade visual para o seu escritório. Se você está divulgando seu negócio sem uma, é melhor repensar suas estratégias.

Uma identidade visual nada mais é do que a aplicação da sua marca através de recursos em imagens. Uma logo e alguns traços na cor da sua marca já podem constituir uma identidade visual, desde que você as mantenha e as use de uma maneira coesa.

E o melhor é que nem sai caro! O trabalho da identidade visual normalmente é feito em conjunto com a elaboração da marca, o que torna o processo mais simples e barato.
 

Você segmenta seu público?

Ter um público segmentado é o primeiro passo para uma divulgação eficiente. Para isso, você irá precisar dominar as ferramentas de marketing do Facebook.

É possível saber quem são as pessoas que se interessam por arquitetura, saber quem constrói grandes projetos, quem é responsável por contratos em empresas e então direcionar seus esforços para essas pessoas. Também é possível analisar faixa etária, sexo, data de aniversário e tudo mais o que você imaginar.

A segmentação permite que você direcione suas comunicações para quem irá se aproveitar delas, e garante que você gaste pouco e tenha ótimos resultados.
 

Você investe online e offline?

Ações online são ótimas e são tendência, mas as pessoas ainda são muito influenciadas pelas mídias offline, como outdoors, flyers, busdoors, spots de rádio e TV e muito mais.

O melhor mesmo é investir nesses dois tipos de mídia. Quanto mais você expande suas comunicação, melhor. O investimento em mídias offline com certeza é maior, então vale a pena avaliar sua eficácia antes de investir alto demais.
 

Você envia e-mails periodicamente?

O e-mail marketing é uma ótima ferramenta para trazer mais vendas para o seu escritório. Se você não o utiliza, provavelmente não está divulgando seu negócio da melhor maneira possível.

Existem várias plataformas e ferramentas que te ajudam a trazer mais eficácia para o seu disparo de e-mails. Com elas, você tem mais chances de aparecer na caixa de entrada e não cair no limbo da aba promoções ou do spam.

Uma boa campanha de e-mail marketing envolve planejamento e uma lista de mailing. Você irá precisar dos dois irremediavelmente. A melhor maneira de ter uma lista é através de ofertas de conteúdo gratuito ou promoções onde os participantes devem deixar um e-mail válido. Com ações pontuais, pouco a pouco você vai aumentando sua base e já pode ir divulgando seu negócio da maneira correta.

 

É claro que todas essas dicas vão ter diferentes aplicações em cada negócio. O melhor a se fazer, na verdade, é ir testando e avaliando a eficácia. Como nós dissemos, você só vai saber se está divulgando seu negócio do jeito certo se os clientes estiverem vindo!

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