Dicas para arquitetos iniciantes tem aos montes pela internet afora. Seja sobre como melhorar seu desenho técnico, como montar sua equipe ou como gerir um escritório, é fácil buscar mais conhecimento. Mas nós estamos mais interessados na prática: como conseguir os primeiros clientes?


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Conseguir os primeiros clientes não é tão fácil assim quando você está começando na vida da arquitetura. Você acaba de sair da faculdade com a cabeça cheia de ideias, com projetos quase que completos imaginados, abre seu escritório e percebe a realidade como ela é: não é fácil estar começando.

É por isso que dicas para arquitetos iniciantes são tão importantes, especialmente na área que você não domina tanto, como vendas, marketing e relacionamento. É sobre isso que o artigo de hoje irá falar. Vamos começar?
 

Como divulgar a atuação do meu escritório?

O escritório de arquitetura que está começando não vai ter muitos clientes logo de cara. Muito pelo contrário: é preciso batalhar bastante pra começar a ter um bom reconhecimento. Você precisa dar o passo mais complicado de um negócio: se lançar no mercado e fazer sucesso!

Dicas para arquitetos iniciantes costumam falar a mesma coisa: divulgue de acordo com seu público. Nós já vamos ser um pouco mais diretos aqui, pode ser? Primeiro, divulgue no Facebook. A rede social tem uma ferramenta voltada exclusivamente para negócios chamada Facebook Business. Lá você pode segmentar seu público de acordo com seus interesses e possui mais de 10 maneiras diferentes de anunciar, cada uma com um objetivo.


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O Facebook, porém, é mais voltado para relacionamento com o público, e vai gerar um burburinho ao redor da sua marca. Para vender mesmo o melhor é trabalhar com o Google Ads, que antes se chamava Google Adwords. Nessa plataforma, ideal para arquitetos iniciantes e experientes, você compra palavras chave e exibe anúncios na primeira página do Google quando elas são pesquisadas.

Assim, se você compra a palavra chave “Arquiteto Brasília”, por exemplo, toda vez que alguém digitar isso no Google é o seu nome que vai aparecer em primeiro lugar. Isso muda tudo, sendo com certeza a mais valiosa de todas as dicas para arquitetos iniciantes que você vai encontrar por aí.

Mas ainda temos muito mais dicas para arquitetos iniciantes. Continue lendo os próximos tópicos!
 

Parcerias com outras empresas

Outra maneira de se inserir no mercado é através do bom e velho trabalho em parceria. Existe muito que um escritório de arquitetura iniciante pode fazer se decide colaborar com outras empresas.


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Na área de serviços, não poderíamos deixar de incluir nossas dicas para arquitetos iniciantes a colaboração em projetos. Abrir uma empresa requer a criação de vários projetos, sendo o de arquitetura um deles. Também é possível trabalhar na elaboração dos projetos complementares e até criar uma solução de vistoriamento. No futuro, essas empresas e os seus clientes vão lembrar de você.

Mas essas dicas para arquitetos iniciantes não pára por aí. Você também pode fechar parcerias com empresas que fazem projetos para o cliente final, como é o caso da automação, por exemplo. Se você combinar de oferecer os serviços dessa empresa para os seus clientes, pode pedir para que a empresa também recomende você para reformas ou a construção da casa mesmo.
 

Marketing e o público alvo

Fazer propaganda é uma coisa, fazer marketing é outra. A propaganda é mais direta e objetiva, enquanto o marketing é o conceito por trás dela, um trabalho a longo prazo, que engloba várias estratégias de divulgação.

Entre elas está o público alvo, que precisa ser definido sempre. Isso você não encontra muito em dicas para arquitetos iniciantes por aí: a definição de uma persona e um tom de voz adequado a ela.

Crie os seus consumidores ideais e sempre fale como eles falam. Direcione a criação da sua logo e da sua identidade visual de acordo com o que os seus clientes em potencial estão esperando e faça todo o trabalho de divulgação, incluindo seu blog e suas redes sociais, pautado em um tom de voz específico. Assim, você fatura alto e não gasta dinheiro em algo que você não vê resultado.

E falando em gastar dinheiro…

 

Se você não escutar essas dicas para arquitetos iniciantes, vai perder dinheiro

Você não quer perder dinheiro. Veja essas dicas rápidas que a gente separou pra você aqui:

  • NUNCA trabalhe seu marketing sem um público alvo;

  • Antes de gastar com marketing offline, veja se os seus resultados com o online estão satisfatórios. Se sim, é melhor continuar investindo neles do que pagar um outdoor;

  • Tenha um logo e uma marca bem definida antes de se lançar no mercado;

  • Tenha paciência. Não gaste demais em mídia paga se os resultados não estão vindo;

  • Quanto mais você gasta no Facebook, mais terá que gastar pra ter o mesmo alcance. Comece com no máximo R$ 50,00 e vá medindo a partir daí;

  • Nunca invista muito em mídias onde você não consegue acompanhar as métricas de retorno com precisão.

 

Bom, é isso! Se você gostou desse conteúdo, temos muito mais pra falar sobre o assunto, especialmente sobre o Google, a parte mais importante dessas dicas para arquitetos iniciantes. Vamos continuar a conversa?