“Como montar o meu primeiro escritório de arquitetura?” Esse é um questionamento muito comum entre os arquitetos que querem conquistar o sucesso logo após sair da faculdade. Com o seu registro junto ao CAU do seu estado em mãos, e se o seu desejo é empreender, é hora de seguir o caminho de uma carreira promissora e dar início ao seu próprio negócio.

Montando o seu primeiro escritório de arquitetura

Mas como começar? Fique tranquilo pois nós vamos te ajudar! Nesse artigo você vai conferir dicas muito importantes que irão te ajudar a montar seu primeiro escritório de arquitetura.

Tenha uma logo e identidade visual

Dicas para montar seu primeiro escritório

Essa é a dica mais importante dentre todas as outras que iremos citar neste post, pois para alcançar o verdadeiro sucesso, é preciso criar uma lembrança de marca na mente dos seus clientes.

Assim como os projetos de arquitetura visam a beleza e muitos outros atributos estéticos e funcionais do ambiente, não é diferente quando falamos da logomarca e identidade visual do seu escritório. É ela que vai representar toda a personalidade e a força da sua marca.

Por isso, é fundamental que você contrate uma empresa especializada que tenha conhecimento sobre a importância da identidade visual e logomarca para montar seu primeiro escritório de arquitetura, como a Pling.

Nesse começo, é importante encontrar prestadores de serviços que irão te auxiliar em todo o planejamento da sua identidade visual, desde o primeiro esboço até o recebimento do arquivo completo com a sua logomarca.

Faça um planejamento

Planejando o seu primeiro escritório de arquitetura

Após decidir qual será identidade visual da sua marca, o próximo passo é fazer um bom planejamento e conhecer melhor o mercado que você irá atuar para montar seu primeiro escritório.

Você pode optar por fazer um plano de negócios, por exemplo.

Para que essa etapa seja mais assertiva, faça uma análise dos seus concorrentes apontando os seus pontos fortes e fracos, assim ficará mais fácil para você criar boas estratégias visando melhorar o seu posicionamento e se destacar em relação à concorrência.

Analise também as suas expectativas financeiras, ou seja, o quanto você deseja faturar inicialmente – em um período de aproximadamente seis meses – depois de montar seu primeiro escritório e quantos clientes deseja alcançar nesse período.

Não se esqueça de colocar em pauta todas as despesas que você terá durante esse tempo, como aluguel, água, energia, telefone, salário, etc. Elas são importantíssimas para você ter uma noção maior do quanto será os seus gastos e o quanto você conseguirá faturar a partir disso.

Fique atento às exigências legais

Algumas questões legais devem ser levadas em consideração na hora de montar o seu primeiro escritório de arquitetura. Um contador pode ser essencial nessa etapa, assim você não correrá riscos!

Se você não sabe muito bem por onde começar, o primeiro passo é realizar as inscrições e registros necessários junto aos órgãos responsáveis. O SEBRAE apresenta uma lista importante do que deve ser feito, entre eles estão:

  • Busca de nome e marca na Junta Comercial ou cartório da sua cidade;

  • Solicitação do CNPJ;

  • Alvará de funcionamento na Prefeitura;

  • Regularização do estabelecimento, no Corpo de Bombeiros Militar;

  • Entre outros;

Aposte na infraestrutura do seu escritório

Assim como a logomarca e a identidade visual do seu escritório, a infraestrutura é a porta de entrada para alcançar novos clientes.

Por isso, ter um espaço bacana e que atenda às suas necessidades é fundamental para montar seu primeiro escritório.

Se você for montar seu primeiro escritório e trabalhar como autônomo, prefira um ambiente menor mas que você possa personalizar do seu jeito, conforme a sua identidade visual.

Agora, se a sua equipe for maior, aposte em uma infraestrutura mais completa e que tenha a capacidade de receber os seus clientes e faça com que eles se sintam confortáveis ao te visitar e contratar o seu serviço.

Atualize o seu portfólio

Como montar o meu primeiro escritório de arquitetura?

Depois de você ter definido a identidade visual para montar seu primeiro escritório, ter feito um planejamento completo e também investido na infraestrutura, está na hora de atualizar o seu portfólio e se preparar para aumentar a sua carteira de clientes com força total!

Não se esqueça de criar um perfil para o seu escritório nas redes sociais mais utilizadas por arquitetos, como o Linkedin e Instagram e uma página profissional no Facebook.

Além disso, procure estar sempre envolvido em publicações de grandes portais de arquitetura e participe de concursos que darão visibilidade e um reconhecimento maior para o seu escritório de arquitetura, pois quanto mais você investir em meios que trarão resultados e estiver bem posicionado no mercado, mais clientes serão atraídos para a sua empresa.

Agora que você já sabe como montar seu primeiro escritório, descubra qual a importância de uma marca profissional para arquitetos e esteja pronto para alcançar o verdadeiro sucesso do seu primeiro escritório de arquitetura!

E aí, gostou do artigo? Caso você tenha alguma dúvida sobre a identidade visual do seu escritório e queira dar uma repaginada na sua logomarca, entre em contato com a Pling.