Seus clientes insatisfeitos são sua maior fonte de aprendizado, disse uma das maiores mentes empreendedoras ainda em atividade no mundo, Bill Gates. E não é só ele, a preocupação com clientes felizes é recorrente entre os mais bem sucedidos negócios e esse é um motivo bem óbvio: o cliente satisfeito vai ter sempre sua marca em mente.

Se você possui clientes insatisfeitos, algo está saindo fora do planejado. Mas não se preocupe, pois essa é uma ótima oportunidade para melhorar.

Para te ajudar nessa tarefa, separamos algumas dicas cruciais que vão melhorar o seu atendimento, agregar mais valor ao seus serviços e, consequentemente, deixar seus clientes felizes.

Cliente feliz versus cliente infeliz

Já percebeu que um cliente satisfeito com um produto ou serviço prestado dificilmente usará suas redes sociais para falar bem da marca, mas se for mal atendido ou ter comprado um produto de baixa qualidade, certamente ele irá reclamar e deixar todos cientes da má compra que fez?

A proporção entre um cliente feliz em comparação a um cliente infeliz pode ser vista na popularidade de sites como o Reclame Aqui. Além disso, basta uma pesquisa rápida no Google sobre o Procon para perceber os altos índices de reclamações.

Fica fácil perceber que com a internet os clientes mudaram.

Eles possuem mais informações, sabem o que querem e têm acesso a incontáveis fontes de comparação e comunicação com outros consumidores. Buscar o seu concorrente está a um clique de distância. Portanto, não há espaço para uma prestação de serviço mediana, é preciso agir imediatamente para buscar a satisfação e fidelização dos clientes.

Mais do que se sentir realizado ao fazer seus clientes felizes, o que de fato todos nós ficamos, ter a satisfação como meta é uma poderosa ferramenta de marketing que você pode utilizar. E o melhor de tudo: você não vai gastar nada a mais com isso. E é sobre isso que vamos abordar no próximo tópico, olha só!

Como deixar meu cliente feliz?

Não adianta gastar rios de dinheiro com divulgação em outdoor, anúncio na TV, rádio ou mídias digitais, se você não promove nenhum esforço para melhorar a satisfação do seu cliente. E o mais perigosos de tudo, você está esquecendo do impacto do marketing boca a boca e perdendo uma grande oportunidade aqui.

Cuidar da felicidade do seu cliente não é complicado, mas requer uma série de pequenas ações, dia após dia, para fazer com que a sua marca fique na cabeça dele e, se caso ele não voltar a fechar um projeto com você, certamente ele irá indicá-lo para amigos e familiares.

E para fazer isso acontecer, comece pelo simples e indiscutível….

Bom atendimento

Este não deveria ser um diferencial, e sim algo comum, mas pela nossa própria experiência enquanto consumidores é fato saber que o bom atendimento ainda tem um poder incrível de encantar qualquer cliente.

É comum o cliente ter o melhor dos atendimentos no início do projeto e isso ir se perdendo ao longo do tempo. Não deixe que isso aconteça no seu escritório! Mantenha a equipe sempre alinhada para que o bom atendimento do cliente se estenda da primeira ligação até o fim do seu contato com ele.

Cumprir prazos

Nós sabemos, em uma obra ou projeto que envolve tantas pessoas, falar de prazos é sempre sofrível.

Para manter a qualidade do seu atendimento e deixar seu cliente feliz, fique atento ao gerenciamento de tempo no seu escritório use a tecnologia ao seu favor e tenha em mãos sempre um tablet ou smartphone com acesso a planilhas, cronograma, relatórios, softwares de gestão, etc. para te ajudar.


Alguns apps interessantes pra isso são: AutoCAD 360, Roomscan, MagicPlan e Paper

Deu algo errado, um fornecedor atrasou a entrega, um imprevisto aconteceu? Não se preocupe! O melhor a se fazer nesses momentos é pedir desculpas e deixar claro para o seu cliente que você e sua equipe estão empenhados para resolver o que quer que seja.

Agregar valor

Fuja do senso comum e faça com que a sua entrega seja mais do que uma simples prestação de serviço, e sim uma experiência única e exclusiva para os seus clientes.

Aproveite que a arquitetura emocional é forte tendência hoje e vá além. Entregue não apenas projetos, mas dê um toque emotivo e ofereça aos seus clientes bem-estar, sensações incríveis dentro dos ambientes, bons momentos em casa ou no trabalho.

Isso irá agregar valor aos seus serviços e, além de deixar seus clientes felizes com o serviço prestado, te colocará a frente dos seus concorrentes.

cliente feliz
Imagine só sua cliente com esse sorriso depois de ver o resultado do seu trabalho.

E aí, preparado para deixar seus clientes felizes e conseguir conquistar ainda mais negócios? Para essas e outras dicas fique sempre ligado no nosso blog.