Gerenciar o seu escritório de Arquitetura não é uma tarefa simples. Não podemos dizer que é só confiar nos seus instintos como líder e deixar a organização pra depois: é necessário trabalhar os dois para conseguir os melhores resultados sempre.

E nada melhor do que uma mãozinha de um software para te ajudar nessa tarefa, não é? É aí que entra o Trello: com múltiplas funcionalidades e plataforma adaptável às suas necessidades, ele é o aplicativo perfeito para gerenciar o seu escritório de Arquitetura.

Neste artigo, vamos mostrar como o Trello pode te ajudar e ainda trazer algumas sugestões de templates para os seus quadros. Vamos com a gente?

Organizar é preciso

Gerenciar o seu escritório de Arquitetura, como estávamos dizendo ali atrás, é um trabalho que exige, acima de tudo, organização. São vários processos acontecendo ao mesmo tempo e você precisa visualizar todos eles e se manter sempre atualizado de tudo o que está acontecendo.

O apoio visual é um excelente recurso para a interpretação de uma grande quantidade de informações, sejam elas dados brutos ou simplesmente vários processos acontecendo simultaneamente. Nossa mente nos prega peças com frequência, mas o que está anotado não.

Poder acompanhar tudo ao mesmo tempo em uma única plataforma também garante maior velocidade ao gerenciar o seu escritório de Arquitetura. Com apenas uma olhada você já consegue ver o que foi feito, o que está sendo realizado e o que atrasou. Com isso, fica mais fácil implementar metodologias de produtividade, como é o caso do GTD.

Mas espera aí, que conversa é essa?

O método GTD de produtividade

O método GTD – do inglês Get Things Done – é uma filosofia de produtividade idealizada e aplicada por David Allen, que investiga o tema há anos e anos. Sua filosofia se aplica perfeitamente ao que estamos discutindo, tendo vários traços que o Trello usa na sua estrutura de gerenciamento.

Basicamente, o método GTD utiliza cinco grandes preceitos para que as coisas aconteçam:

  • Capturar e transferir: é a hora de pensar no que precisa ser feito e transmitir essas informações para um meio diferente da sua própria cabeça;

  • Esclarecer: é onde você pesa o que demanda ação;

  • Organizar: com tudo pensado e transmitido para uma mídia confiável, torna-se necessário organizar a disposição das informações de forma clara;

  • Refletir: é onde você pensa no sistema e vê se ele é aplicável com relação ao seu objetivo final;

  • Engajar: é quando você executa de forma inteligente, delega tarefas e acompanha os resultados. A calma é sua principal aliada na execução dessas tarefas.

Com tudo acontecendo conforme o planejado, você pode, facilmente, começar a pensar em expansão do seu escritório e usar o marketing para te ajudar a conquistar mais clientes.

 

Como usar o Trello para gerenciar o seu escritório de Arquitetura?

Como você pode ver, todas essas etapas funcionam perfeitamente bem na arquitetura do Trello. É possível transmitir o que você está pensando para um meio visual, avaliar a eficácia da disposição dos Cartões – a unidade básica de execução no Trello – organizá-los e acompanhar o processo.

Se você ainda não conhece o Trello, não precisa se intimidar. Basicamente, você consegue gerenciar o seu escritório de Arquitetura em um modelo baseado em Cartões, unidades de informação inseridas em uma página.


Cada tarefa é um Cartão, e cada um deles pode ser designado para uma pessoa ou equipe específica. Também é possível estipular datas, criar checklists, inserir texto, imagens e arquivos em geral. Os Cartões do Trello são pequenas centrais de cada tarefa. Precisa fazer algo? É só abrir o Cartão que vai estar tudo lá!

O que pode ser mais difícil é só criar uma estrutura lógica e que faça sentido para gerenciar o seu escritório de arquitetura. Mas será que é assim tão difícil mesmo?

Sugestões da Pling para Boards do Trello

Um Board é a página que guarda os Cartões. Cada conta pode estar associada a vários Boards, um para cada projeto, cliente, equipe, etc. Criar um Board ao gerenciar o seu escritório de Arquitetura com o Trello é a primeira coisa que você vai precisar fazer.

Mas como? É bem fácil, e pra deixar ainda mais simples, olha só nossas recomendações de Boards criadas pelo próprio Trello e disponibilizadas no blog deles:

Com esses modelos de quadros, você consegue ir bem longe ao gerenciar o seu escritório de Arquitetura, e espanta o fantasma da falta de produtividade. Incrível, não é?

Para mais dicas como essas, não deixe de acompanhar toda semana – mas é toda semana mesmo! – o blog da Pling Arquitetura! Até a próxima!