A identidade visual do escritório tem como principal função comunicar. Ela precisa transmitir uma mensagem, que irá afetar os seus potenciais clientes, parceiros, fornecedores e o grande público de uma maneira controlada, estipulada pelo seu marketing. Se você for o marketing, por você!


Nós já falamos em outros artigos como se expressa essa função, ou seja, quais são os principais objetivos da identidade visual e como ela os executa. Porém, para um toque mais prático, é preciso entender como a identidade visual do escritório age e quais os resultados que ela pode dar à empresa.

É disso que falamos neste artigo. Que tal vir com a gente para saber mais um pouco sobre como receber os benefícios da aplicação da identidade visual do escritório?

 

É a convergência que te faz vender mais

Vamos dar uma olhada um pouco diferente na jornada do cliente? Ele acorda e, enquanto come o café da manhã, dá uma olhada nas redes sociais para saber o que está acontecendo. Lá ele vai encontrar uma publicação sua, porque ou curtiu sua página ou seus anúncios do Facebook estão dando resultados.


Verifigator

Depois, ele foi acessar o seu blog e percebeu que a identidade visual era a mesma. Ponto para a imersão na marca e para o profissionalismo. Ele leu alguns conteúdos e se interessou, então entrou em contato com você através do site. As cores e os elementos visuais permaneciam os mesmos. Quando ele te visitou, a decoração do escritório era parecida e até no papel timbrado da proposta ele viu elementos familiares.

Viu só como a identidade visual te ajuda a vender? O cliente percebeu que sua empresa é séria só porque ele viu os mesmos elementos em vários momentos de comunicação. Essa é a convergência que a identidade visual proporciona, arma muito poderosa para criar uma estrutura bem interessante de divulgação dos seus serviços.

 

Sendo instantaneamente reconhecido com a identidade visual do escritório

As pessoas normalmente não se lembram tanto assim de nomes, mas cores, imagens e padrões são mais difíceis de esquecer.
 


Ellis Jones

Se você trabalha bem a identidade visual do escritório em todas as suas comunicações, se torna cada vez mais reconhecido, e quanto mais o seu futuro cliente vê os elementos que te diferenciam, mais ele se convence que a empresa está em expansão e que é uma boa ideia investir nela.

Veja um exemplo prático. O mesmo cliente que olhou o seu blog pode não ter se convencido a fechar um projeto. Mas no seu trajeto pro trabalho, passou em frente a uma casa que o seu escritório projetou, e acabou reconhecendo sua identidade visual e o seu logotipo.

Depois ele passa em frente a outro projeto, e mais outro. O que ele pensa? Se tanta gente está fazendo parcerias com esse escritório, talvez eu devesse fazer também! E aí pronto, você tem mais um cliente.

 

Tudo fica mais fácil com uma identidade visual definida

Quando você decide realmente se debruçar sobre o marketing do escritório, pode encontrar algumas limitações. Uma delas é o “gás” pra continuar produzindo peças novas todos os dias. Haja criatividade!

 

 

A identidade visual do escritório trabalha no sentido de amenizar esse gasto mental. Se você já define a maneira ideal de se comunicar, então consegue produzir peças com muito mais velocidade. Isso é importante porque, muitas vezes, contratar designers é bem caro, e parar sua equipe para criar comunicações não compensa. Com um arquivo aberto e alguns padrões, qualquer um consegue postar sem maiores problemas.

A identidade visual criada também padroniza tudo o que você faz, garantindo maior presença de marca junto ao seu público. Vale muito a pena investir na sua criação, e já aproveitar para criar o logotipo e – se você estiver animado – bolar o seu branding, posicionamento e identidade corporativa.
 

O trabalho de elaboração da identidade visual do seu escritório é bem simples, e como você pode ver, traz muitos resultados. Por que não se aproveitar deles? As possibilidades estão aí, na palma da sua mão, e o investimento muitas vezes é bem baixo.

Você já pode inclusive começar a pesquisar alguns preços. A Pling possui um sistema muito interessante de criação de logos e de estruturação da identidade visual do escritório. Vamos conhecer?