A pergunta que todo mundo que vai começar um negócio se faz é sempre a mesma: “como criar uma marca?”.

É claro que ela não é a única pergunta a se fazer na hora de abrir um novo escritório, mas ela sempre é repetida por milhares e milhares de empreendedores pelo país. A resposta é mais simples do que você imagina, mas que também tem as suas complexidades.

Ficou confuso? Pareceu contraditório? Mas é assim mesmo. Como criar uma marca é um trabalho analítico e criativo, a simplicidade se esbarra no complexo na sua elaboração. Não é só inspiração, é um pouco de expiração também.

Você vive se perguntando como criar uma marca? Este artigo vai trazer luz à questão. Continue a leitura para saber mais!

Para saber como criar uma marca, entenda o que é uma marca

A American Marketing Association, órgão que define muito do que entendemos como marketing e publicidade hoje em dia, define marca como “um nome, um termo, um sinal, um desenho, ou uma combinação destes elementos, com vista a identificar os produtos e serviços de uma empresa e a diferenciá-la dos concorrentes”.

Olhando por aí, qualquer coisa é uma marca. Porém, o trabalho de criar uma marca vai um pouco além disso. Na verdade, a marca é mais do que simplesmente um esforço de diferenciação de empresas, ela é um atestado ideológico do que a sua empresa acredita.

Designer criando

A marca transmite a experiência que o seu cliente espera ter com os seus serviços, o estilo da sua empresa e como ela se coloca no mundo. Pense na Coca-Cola: mais do que uma logo sob um fundo vermelho, sua marca trabalha ativamente os ideais de felicidade, amor pela vida e liberdade.

Para esse resultado, a Coca usa comerciais, identidades visuais, textos, eventos, acessórios, promoções, etc.

Conceituando com a Pling

Como criar uma marca perpassa o entendimento do que ela realmente é, nós aqui da Pling nos reunimos e bolamos uma definição exclusiva pra você. Olha só:

Marca é a transmissão dos ideais da empresa e de uma mensagem específica. Essa transmissão se dá através do estabelecimento de uma identidade visual, padronização de mensagens sendo transmitidas, veículos de propagação e adequação dos esforços publicitários buscando o mesmo objetivo: sua transmissão fiel.

Marca versus logotipo

Mas para saber como criar uma marca, você precisa esquecer o logotipo. Esses dois conceitos são bem diferentes um do outro.

Marca, como a gente viu, é a expressão da ideologia que a sua empresa se insere. O logotipo é a representação visual dessa ideia. Assim, a logo faz parte da marca, mas sozinha não é exatamente uma marca.

Mesmo assim, a logo é a porta da frente da marca. A primeira coisa que o seu cliente irá ver, especialmente em negócios menores e escritórios independentes de arquitetura, é a sua logo. Então, ao se perguntar como criar uma marca, não se esqueça: a logo pode não ser a marca em si, mas é parte fundamental dela.

Como criar uma marca?

Mas e aí? Sua pergunta inicial era como criar uma marca, não era? Bom, a resposta está bem aí na sua frente. Criar uma marca é criar uma identidade que converse com os seus clientes e com o grande público, e protegê-la é não deixar interferências atrapalharem a mensagem.

Designer criando

Para que você entenda como conversar com seu público, é preciso entender tanto a ele quanto a você mesmo. Como eles te enxergam? O que eles precisam enxergar? Esse trabalho é o primeiro passo de como criar uma marca.

Com isso estabelecido, você estabelece a mensagem que quer transmitir. Eles são jovens? Então seja descontraído. São mais sérios? Seja formal. Com isso você identifica o tom de voz da marca, e quando identifica os desejos e os anseios do seu público, criar uma marca já fica fácil.

Entendendo os seus desejos

Como criar uma marca não é um trabalho feito para você, mas sim para outras pessoas, você deve entender o que eles querem, o que buscam, o que procuram. Isso tanto na vida como profissionalmente.

Uma vez que você entende isso, a marca já está quase pronta. É só pensar em uma ideia a ser transmitida que aplaque esses anseios e adequá-la a uma identidade visual que concorde com ela. O último passo para responder a pergunta final – como criar uma marca? – é o estabelecimento da identidade.

Estabelecendo uma identidade visual

A identidade visual diz respeito ao que distingue a marca visualmente. Seu logotipo é o carro chefe dessa etapa, mas também não é tudo.

paleta de cores

Quando você cria um logotipo, deve padronizar toda a sua comunicação para que haja a concordância visual. A logo, portanto, não é criada separadamente. É necessário criar um esquema de cores, padronizar fontes, se os desenhos vão ser retos ou curvos, etc.

A identidade visual é como a marca se mostra, e o logotipo é a maior expressão da marca. Então, se você estava se perguntando “como criar uma marca?”, saiba que só a logo não vai dar certo. Você precisa criar tudo, especialmente a identidade visual junto, para conseguir resultados coerentes.

E aí, entendeu como criar uma marca? Agora temos uma outra mensagem pra você!

Depois de fazer suas pesquisas de público, você vai precisar padronizar sua comunicação, sua identidade visual e elaborar uma logo. Não sabe como fazer? Deixa com a Pling! Nós criamos toda a parte visual para o seu negócio e ainda fazemos melhor: você só paga com tudo pronto.

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