Construir sua marca não é algo tão complicado assim, você só precisa das ferramentas certas. Muitas vezes temos tudo o que é preciso para construí-la, mas aí a gente começa a pensar no como e no que.

Como vou colocar minhas ideias em prática? O que eu vou usar para construir minha marca com mais facilidade e certeza de tudo dar certo?


Unsplash
 

Muitas vezes a resposta está a um clique ou um toque na tela de distância. Pergunte ao Google! Não estamos falando pra você ir lá no site e perguntar, deve ter sido assim que você chegou aqui, aliás. Na verdade, o Google oferece vários recursos pra você conseguir construir sua marca e consolidá-la.

Quer saber mais sobre como usar o Google para construir sua marca? Quer que ela deixe uma marca no mundo? Então vamos com a gente pro artigo!
 

Construir sua marca é entender o que os outros pensam e querem

Já no título começamos pesado, mas é bem por aí mesmo. Construir sua marca é um esforço que perpassa o entendimento de pessoas acima de tudo. A própria criação da sua identidade tem que ser feita levando em conta o que as pessoas esperam ver e o que elas querem.

O Google pode te ajudar nisso. Na verdade, ele pode e quer te ajudar. Para o Google é vantajoso que novos negócios surjam, já que boa parte dos seus serviços pagos de marketing são oferecidos para empresas.
 

O Google Trends é uma ótima ferramenta voltada pra esse tipo de serviço. Você consegue entender sobre o que as pessoas estão falando, o que as pessoas procuram, o que dizem sobre o seu segmento e até sobre a sua empresa, se alguém falar sobre.


Pesquisa por “Arquitetura” no Trends
 

Observando o que eles pensam ao longo do tempo, você começa a também pensar como eles pensam. Leia o que eles lêem fazendo as mesmas perguntas ao Google, faça o que o seu futuro cliente fizer. Logo logo você já sabe qual é a “pegada” que a sua marca deve ter.

 

Depois de construir sua marca, você deve solidificá-la

As pessoas irão procurar por você no Google. Isso é fato: se você entrega um cartão pra alguém, é muito provável que essa pessoa vai procurar por você no Google antes de te ligar.

A tecnologia permite que qualquer pessoa conheça sua empresa em dois minutos e se decida se deve te procurar ou não. A melhor maneira de fazer com que elas encontrem bons resultados é se certificando de que eles são bons mesmo.

É pra isso que serve o Google Business. Você edita a página da sua empresa no Google, controla seu tráfego, posta fotos, seu endereço e se insere no Maps. Assim, quando procurarem por você não vão só achar seu site na primeira página: vão ver onde é, como chegar, como é o ambiente e até como a rotina de trabalho funciona.

Ter essas informações em mãos ajudam o cliente a se decidir por você, e representa um passo além de construir sua marca: você a estabelece no mundo!

 

A marca está viva! E agora?

Agora que você já conseguiu construir sua marca, é hora de vender. Pra isso, você vai ter que investir um pouco de dinheiro, mas a ferramenta em si é gratuita. Sabe do que estamos falando? É do Adwords.


Tela principal do Google Adwords

O Adwords é uma plataforma para anúncios no Google por palavras chave. Você estabelece quais são elas pela ferramenta e, quando houverem pesquisas relacionadas, sua marca aparece no topo de todas as pesquisas.

O que a gente quer dizer com pago é que, cada vez que alguém clica no seu link, você paga um preço determinado pela competição da palavra chave, que na maioria das vezes gira em torno dos dez centavos. É um investimento, mas é um investimento seguro, com a certeza Google de resultados.

 

O marketing é o caminho natural da sua marca. Ela nasceu dele e deve ser livre pra seguir seu caminho. Quer saber mais sobre marketing e arquitetura? Então veja nosso artigo sobre o tema.