Você já parou para pensar sobre o que faz uma marca ser mais lembrada do que outra?

Por que nós temos a sensação de que algumas marcas são incríveis sendo que elas fabricam produtos ou entregam serviços tão bons quanto seus concorrentes?

O que realmente diferencia uma marca da outra?

O novo desafio das empresas é se adaptar ao mundo VUCA e gerar valor a partir deste novo paradigma. Isso já está acontecendo e se divide em 3 grandes ondas:

Este infográfico foi inspirado pelo post “Por que a gestão da marca é o novo marketing, segundo Ana Couto

Primeira Onda

As marcas que ainda estão nesta fase são aquelas que têm o discurso voltado à venda, promoção, preço, reconhecimento e lucro. O que é corrosivo para a marca.

Segunda Onda

Já as marcas da segunda onda conseguem criar conexões emocionais com as pessoas e suas histórias, tem relevância e criam valor. Nesta fase, a das marcas VUCA, trabalha com a ideia da criação de um ecossistema de valor com um propósito e pessoas engajadas nele.

Terceira Onda

A onda 3 é onde estão marcas que alcançaram um alto valor nos últimos anos. Como o AirBnb, que segundo Ana Couto, cumpre todos os requisitos de uma marca VUCA: tem uma marca icônica, tem o propósito claro de “fazer você se sentir em casa em qualquer lugar” e está verdadeiramente engajada com uma causa social relacionada a assistência aos refugiados ao redor do mundo.

Um ponto muito importante destacado por Ana é que 7 em cada 10 brasileiros estão dispostos a pagar até 17% a mais por produtos em que a marca tenha uma causa, como as marcas VUCA.

Este infográfico complementa o post “Como fazer a Gestão de Marcas perfeita para arquitetos?