É o eterno dilema: ser original demais para o mercado e vender pouco ou se adequar ao máximo a ele correndo o risco de perder sua identidade?

 

Falando assim, parece que não tem saída, não é? Mas abrir um escritório e criar uma marca não precisa ser tão oito ou oitenta. Há sempre nuances entre esses extremos, sendo que a maioria dos negócios se encaixa em algum ponto desse espectro.

A originalidade do seu negócio e a sua adequação ao mercado não são dois conceitos absolutos, muito pelo contrário: há espaço de sobra em praticamente todas as suas operações para inovar de algum jeito. A originalidade adequada ao mercado, então, está mais relacionada com o que de novo você apresenta em um modelo de negócios já consolidado e rentável.

Entendendo a originalidade

Ter um negócio original, que ninguém nunca viu, apresenta um problema óbvio: se ninguém conhece esse modelo, você precisa criar meios de mostrar os benefícios do que você oferece de um jeito que o potencial cliente entenda e se encante instantaneamente.

E mesmo assim você ainda vai ter que lidar com a desconfiança: o cliente há 5 minutos atrás nem mesmo sabia que o seu modelo de negócios existia.

Esse é o extremo, a originalidade absoluta, algo que ninguém nunca viu antes. Se é esse tipo de negócio que você está procurando, faça um rápido exercício. Pense na última empresa completamente original que você viu. De quantas delas você consegue se lembrar?

O diferencial é a originalidade aplicada ao mercado

Pra se inserir bem no mercado, você precisa vender ou ter fundos o suficiente para conseguir criar o que você quiser sem se preocupar com o mercado. Porém, é raro encontrar quem está disposto a abraçar um risco tão grande.

A originalidade absoluta é arriscada e difícil de vender, muitas vezes até mesmo difícil de conceber. O importante é pensar em diferenciais, que é onde a originalidade se apresenta dentro da realidade do mercado.

O diferencial é aquele toque de originalidade que torna o seu negócio único. Ele pode estar relacionada com algum serviço oferecido, condições especiais de pagamento e entrega ou o maior de todos: uma marca bem estabelecida.

A marca como maior expressão da originalidade

Um grande diferencial que leva empresas à originalidade e transmite essa noção aos seus clientes é o estabelecimento da sua marca e identidade. Diferenciais relacionados aos serviços são toques de originalidade aplicada ao mercado, como dissemos, mas dependendo do seu segmento o que era original pode passar a ser corriqueiro em um instante.

Pense em um restaurante em uma grande metrópole, como São Paulo. Seu diferencial era o seu atendimento personalizado imitando o modelo francês, mas de repente outros restaurantes passaram a fazer o mesmo buscando uma fatia do mercado.

O diferencial se tornou comum. O restaurante então buscou inovar novamente com receitas exclusivas de chefs famosos franceses. A ideia pegou e surgiram outros 10 restaurantes franceses nas redondezas. Essa é a tendência do mercado: ele se adapta toda vez que grandes diferenciais surgem. Em poucas palavras, todo diferencial em serviços e operações tem prazo de validade.

A marca recusa imitações

A marca é com certeza a maior expressão de originalidade que você pode ter no seu negócio. Quando há um trabalho bem elaborado de criação, conceituação e expressão da marca, seu negócio se torna original não por oferecer tudo novo, mas por se apresentar de uma forma única.

E o melhor é que uma vez que a sua marca se torna consolidada, ela não pode ser copiada. A marca como expressão de originalidade é inclusive protegida por lei, sendo que tudo o que você precisa fazer é realmente se mostrar como original. Mas como?

O processo de elaboração de uma marca, entendendo a personalidade que se quer transmitir, o que a marca significa e o que vai agradar tanto o proprietário quanto o mercado, resulta em um resultado original. Isso, é claro, com grande amparo da criatividade.

Esse é o melhor remédio para garantir a originalidade: não buscar um negócio em um segmento nunca antes visto, mas sim se inserir em um segmento conhecido com um negócio que tem cara de novo e inovador.

Precisa de uma mão na elaboração da sua marca? A Pling pode te ajudar! Entre em contato conosco para saber mais sobre os nossos planos!