Ter um bom relacionamento com seus clientes é receita de sucesso para o seu escritório.

Procure compreender as demandas do seu cliente e, baseado nesse sentimento, estabeleça uma relação profissional que facilite o atendimento. Este sentimento está intimamente conectado à importância de um bom relacionamento com clientes na Arquitetura.

O mundo muda o tempo todo, a todo momento

Este post foi escrito para o arquiteto que precisa se relacionar com seus clientes.

Mais especificamente para todos que sabem que tratar bem quem o contrata é o caminho para o sucesso. Se você não tem essa compreensão, precisa entender que corre o risco de não ser mais contratado por eles.

Estabelecer confiança é a base para um bom relacionamento com clientes.

Para gerar mais projetos, sem se ocupar demais com processos, técnicas e estratégias é preciso saber como fidelizar seus clientes, transformando-os em fiéis consumidores.

É sabido que boas experiências nos fazem voltar a procurar o mesmo profissional, repetidamente. Quando confiamos, principalmente em um arquiteto, mudar é bem custoso. Se você cria esse sentimento de conforto, tem a chance de ter clientes fiéis.

Buscar a recorrência de boas experiências é portanto, fidelizar seus clientes.

No post anterior “Fidelização de Clientes: como usar o Marketing de Relacionamento na Arquitetura?“, falamos sobre como usar estratégias de Marketing para ampliar e qualificar o relacionamento que você tem com quem te contrata.

Mas algo que precisa ficar claro é que não existe mágica.

O marketing de relacionamento nada mais é do que um conjunto das ações tomadas com intenção de criar e manter um relacionamento positivo com seus clientes. Ele sozinho não vai resolver todos os seus problemas.

Relacione-se com seus clientes

Você pode acessar o post “Como eu aplico o Marketing de Relacionamento na Arquitetura?” para ter algumas dicas práticas de como usar esta modalidade de marketing para o seu sucesso do seu negócio. Com a ajuda deste material vai poder tomar algumas atitudes rápidas e já começar a ter resultados.

Seu escritório: o melhor lugar para seu cliente estar

A característica mais importante que um pequeno negócio deve desenvolver é a de tratar bem o seu consumidor.

O que chamamos de Relacionamento com o Cliente aqui no Blog está intimamente ligado a esse fato. Não importa se você atende seus clientes sozinho, se tem uma secretária ou uma equipe completa, todos devem estar alinhados e treinados para manter o padrão de atendimento estabelecido.

Isso cria na mente dos clientes uma sensação de bem-estar.

Ele já sabe o que esperar quando chega no seu escritório de arquitetura, não terá surpresas desagradáveis, muito pelo contrário, será sempre muito bem atendido.

Mas o que é Relacionamento com o Cliente?

Este é um termo amplamente usado no mundo do marketing e das vendas.

Mas relacionamento é um substantivo que significa:

1. ato ou efeito de relacionar(-se).
2. capacidade de manter relacionamentos, de conviver bem com seus semelhantes.
3. relação de amizade.

Esta conexão afetiva, que ocorre entre duas ou mais pessoas que se unem por conta de objetivos em comum, é o que chamamos de relacionamento.

Mas como me relaciono com o meu cliente?

Todo tipo de relação, para que seja saudável, seja ela com seu cliente ou não, precisa estar fundamentada no diálogo.

Ela envolve comunicação, convivência, respeito mútuo e atitudes recíprocas.

É um acordo tácito, que duas partes fazem, para estabelecer uma relação que visa alcançar um objetivo.

Você e seus clientes tem esse pacto, mesmo que não esteja escrito em nenhum lugar. Ele ocorre de forma consensual e quando uma das partes não cumpre com o seu dever, a relação não ocorre de fato.

Atitudes de relacionamento com seu cliente

Atitudes práticas. Está a parte fundamental do Marketing de Relacionamento e são elas que estabelecem esta relação de confiança entre você e quem o contrata.

É fundamental que você conheça muito bem o seu cliente antes de executar qualquer ação.

No trabalho do dia-a-dia você já tem informações em profusão sobre ele. É claro que existem os limites éticos, mas o seu planejamento de marketing para sua arquitetura pode e deve contar com algumas dessas informações.

No dois posts que fizemos sobre Fidelização de Clientes damos a base teórica, prática e dicas sobre como aplicar essas ideias no seu escritório.

Não finja: relacione-se com seu cliente

Negócios não podem ser vestidos de relacionamento. Todo mundo percebe que você está mentindo.

Neste nosso novo mundo de acesso instantâneo à informação, um outro arquiteto está a uma busca de distância. Se você perde a confiança de seu cliente, pelo motivo que seja, a facilidade que ele tem de encontrar outro profissional, por mais traumatizante que seja a mudança, é bem grande.

Serviços ao consumidor precisam entregar valor

Vivemos sob um novo modelo de comportamento e a sua real entrega de valor é o seu relacionamento com quem confiou em você para executar um projeto.

E infelizmente, essa realidade ainda não entrou na cabeça de muitos profissionais. Quando o assunto é relacionamento com clientes os problemas se encadeiam. É claro que não vamos reafirmar esta falácia que o mercado repete: “O cliente tem sempre razão”, por que ele não tem. Não o tempo todo.

As pessoas exageram, erram, querem além do que estão pagando.

Mas isso não é desculpa para mal atendimento, mal humor, falta de tato ou empatia com as dores do cliente. Essa conduta tem um só resultado: o cliente não volta nunca mais.

Lembre-se da qualidade do atendimento

Você se recorda que falamos anteriormente?

Todos que trabalham com você devem ter o mesmo padrão de atendimento. É primordial que eles entendam que deve existir um processo de recepção, atendimento e acompanhamento dos projetos.

É preciso haver alinhamento com as características do seu negócio, com o padrão de qualidade estabelecido e com os objetivos da sua profissão como negócio, para que ele possa sobreviver.

A qualidade do atendimento é o melhor cartão de visitas para os arquitetos

A busca da qualidade

Não existe negócio perfeito. Mas isso não significa que você não deve buscar a constante melhoria dos seus serviços.

É possível criar um ambiente para que todos (você, seus funcionários e os clientes), estejam felizes. Mas para isso precisamos seguir alguns passos.

Eles vão tornar o seu relacionamento com seus clientes o mais saudável possível.

Este caminho é identificar os problemas e resolvê-los.

Você se recorda do que falamos: atitudes práticas. A intenção de deixar seu cliente feliz é importante, mas é na prática do dia-a-dia que essa relação de confiança é construída.

No marketing, identificar os pontos de sofrimento é o início para resolver problemas.

A confiança é a base para qualquer tipo de relacionamento

Em qualquer tipo de relacionamento é fundamental que haja a confiança.

Os seus clientes podem confiar em você?

Se a resposta é um sim, você está construindo a sua marca na mente dos seus clientes.

Se você construir a ideia que ele é importante, e que pode contar com você e seus funcionários para atendê-lo da melhor forma possível, começa a ter um relacionamento.

Esta construção é feita no dia-a-dia, este é um dos princípios fundamentais do Marketing de Relacionamento.

Usar as táticas do Marketing de Relacionamento vai fazer com que o seu cliente saiba que você se preocupa com ele. Deixe claro que esta relação é importante para seu negócio.

Do relacionamento a parceria: a chave do relacionamento com cliente

O amadurecimento do relacionamento entre o arquiteto, enquanto dono de um negócio, e seus clientes, é a chave para criar parcerias de sucesso. Esta é a real razão porque seu cliente vai lhe escolhê-lo ao invés de um outro profissional.

A confiança é a base para qualquer tipo de relacionamento, sem exceções. 

Aqui no Blog da Arquitetura queremos lhe ajudar a entender as necessidades de seus clientes. Procuramos estabelecer esta relação de confiança entre você, arquiteto, e o nosso blog. O nosso compromisso é sempre lhe ajudar a crescer na sua atividade profissional.

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