E se a gente te contasse que a história da identidade visual é muito mais antiga do que você imagina? Se você acha que identidade visual é só um logo com alguns padrões e umas cores, pode saber que não é bem por aí. Na verdade, ela vem de uma longa evolução, remontando desde os primórdios do comércio humano.

A história da identidade visual como conhecemos, porém, ornando comunicações de empresas e reforçando sua identidade corporativa, é relativamente nova. Representar ideias, produtos e empresas através da arte é campo para a história, mas a publicidade como conhecemos hoje ainda está na sua tenra infância.


Unsplash

Mas nossa, estamos tão animados pra falar sobre o tema que já estamos até nos adiantando. Vamos deixar um pouco pro artigo, né? Então continue lendo pra saber bem mais sobre a história da identidade visual!

A longa (beeem longa) história da identidade visual

Se você for considerar identidade visual como uma maneira de representar produtos, serviços e empresas de uma forma atrativa, não está completamente errado. Na verdade, foi assim que ela foi se formando desde os tempos mais remotos.


Unsplash

Mas se você se aprofundar mais na análise, consegue encontrar traços da identidade visual em tempos ainda mais distantes. A arte como expressão de um conceito é usada em comunidades tribais e grandes impérios há milênios. Há evidências de marcação de gado, por exemplo, milhares de anos antes de Cristo. Essa é uma forma de usar a arte para delimitar território.

As comunidades também apresentavam maneiras bem peculiares no emprego da arte. Os pictos, por exemplo, que habitavam a região de Gales na época da expansão de Roma e da formação do Império Romano – e muito antes também – eram reconhecidos pelo uso de tatuagens para se diferenciar de outras comunidades europeias.

Os próprios romanos tinham sistemas de cores para diferenciar os legionários dos senadores e da plebe: os primeiros usavam ornamentos vermelhos, os segundos túnicas brancas e os últimos… bem, usavam o que tinham para usar.

A história da identidade visual está atrelada com a nossa

A história da identidade visual é difícil de ser traçada justamente por conta da sua íntima relação com a humanidade. Nós sempre usamos a arte para nos expressar, e com o surgimento do comércio e de carreiras em áreas como a saúde, essa forma de expressão foi se tornando cada vez mais sistematizada.

De bois marcados partimos para a moedas cunhadas com a face do rei. Daí passamos para símbolos representativos do poder religioso, depois para brasões feudais e insígnias de guildas, caduceus para profissionais de determinada área, etc.

A história da identidade visual na modernidade

Foi a partir do século XVI que a história da identidade visual foi chegando mais perto de nós. Escritórios já cuidavam da sua criação, e com a revolução industrial, as marcas se tornaram cada vez mais fortes. A produção local diminuía, e a maneira de ligar consumidores a produtos teve que se aprimorar.


Unsplash

A revolução industrial é praticamente o berço do capitalismo moderno. Com uma avalanche de produtos em embalagens padronizadas, tornou-se necessário estabelecer uma linha de comunicação entre marca e cliente para que o produto fosse reconhecido com facilidade e preferido. A oportunidade estava batendo na porta: quanto mais bonito e atraente para um determinado público fosse o produto, mais ele vendia.

E isso nos leva aos tempos quase contemporâneos. A primeira agência de publicidade do mundo, a Volney Palmer, foi criada em Boston. Os redatores e designers, que na época trabalhavam com recursos muito diferentes dos nossos, eram responsáveis por criar e padronizar a identidade visual de comerciantes. O número foi aumentando ano a ano, e hoje estamos aí, com centenas de agências em qualquer metrópole.

A história da identidade visual é marcada principalmente pela descoberta do poder que ela tem sobre nós. O que pra nós é inconcebível hoje – uma embalagem sem nada escrito com quantidades variáveis de produtos – era comum antes do surgimento das padronizações.

Em poucas palavras, o mundo foi transformado quando entendemos o poder da identidade visual, e desde então ele nunca mais foi o mesmo.


Unsplash

Nossa série sobre a identidade visual está fortíssima no blog. Você pode conferir todos os nossos artigos sobre o tema a qualquer momento, é só acessar a página e conferir! Falamos desde a sua história até sobre como criar a sua com facilidade e sem parar o escritório. Vem ver!