Não ter a identidade visual do seu escritório bem definida vai te dar alguns problemas eventualmente. Começamos o texto assim, bem direto ao ponto, pra ilustrar a preocupação que você deve ter com essa parte tão fundamental do seu negócio.

Não dá pra simplesmente deixar a identidade visual do seu escritório pra depois ou só usar qualquer outra solução meio “tapa buraco”. Você vai ter problemas com clientes, fornecedores e até mesmo com a sua reputação como escritório de arquitetura.

Parece demais? Será que é isso tudo mesmo? Neste artigo mostramos com 5 situações quais são os problemas que você pode encontrar quando não estabelece bem a identidade visual do seu escritório. E aí, vamos com a gente?
 

1 – Você não transmite profissionalismo se não tem a identidade visual do seu escritório

Esse é um grande problema, agindo diretamente na sua captação de clientes e até em outras situações mais sutis, mas que ainda estão lá.

Quando você não estabelece a identidade visual do seu escritório, fica difícil mostrar que a sua firma é séria, comprometida e com estrutura o suficiente para aguentar qualquer demanda. É um preconceito da parte de quem chega a essa conclusão? Sim, mas essa é a realidade, infelizmente.

Pense em todas as vezes que você abasteceu seu carro num posto de gasolina. Ele tinha uma bandeira, não é? Você se lembra de alguma vez preferir um posto sem ela? É a mesma coisa. Porque confiar em um escritório que nem logo tem em um mar de competição?

 

2 – Você não impõe respeito

Outro problema causado pela falta da identidade visual do seu escritório é na hora de argumentar com os clientes. Se você já não mostrou profissionalismo na hora de fazer a captação, é muito provável que será bem difícil negociar com ele depois que o serviço foi fechado.

E quando você não impõe esse respeito através do profissionalismo, várias coisas ficam difíceis no dia a dia com o cliente. Olha só o que pode ficar muito mais complicado:
 

  • Defender valores mais altos;

  • Defender detalhes estruturais em um projeto;

  • Pedir por extensão de prazos;

  • Segurar o cliente após um atraso;

  • Segurar o cliente para a concorrência que cobra mais barato mas não oferece o mesmo serviço;
     

Dentre outras. Ah! Mas essa última parte já está quase entrando no nosso terceiro item, olha só:

 

3 – Segurar os seus clientes fica mais difícil

Imagine você oferecendo um preço justo por um projeto, o que é realmente necessário. O projeto é grande e complexo, então é natural que o valor fique realmente um pouquinho mais alto. Do nada surge um outro escritório que ninguém nem conhece e cobre o seu valor. A diferença mais marcante entre você e esse outro escritório? Uma identidade visual.

A identidade visual do seu escritório vai garantir que seus clientes tenham mais segurança em continuar trabalhando com você. Fica mais fácil, como dissemos, justificar preços, e ninguém leva seu cliente embora só porque tem um escritório que parece ser mais profissional.

 

4 – Ninguém vai se lembrar de você

Uma das maiores virtudes da identidade visual do seu escritório é o reconhecimento. Apenas uma olhada no cartão, na logo, no papel timbrado e em comunicações publicitárias já remete instantaneamente à você.

Se você não tem uma identidade visual bem definida, as pessoas vão se lembrar do seu escritório ou pelo nome ou por você, que fala diretamente com os clientes. O ideal é que as pessoas te reconheçam sempre.

É assim que você se insere no mercado, através da lembrança. Se ninguém te reconhece nem lembra de você, como dizer que seu serviço sequer é notado?

 

5 – Fazer publicidade fica mais difícil

Uma das maiores questões da publicidade é justamente essa questão do reconhecimento. Ficar colocando seu nome em todas as peças publicitárias é maçante e complicado demais, assim como o seu logo. A identidade visual é uma forma de mostrar que aquela peça fala de você sem ser muito explícito.

Quando você não tem a identidade visual do seu escritório, suas comunicações acabam saindo sem uma lógica, sem uma unidade. O resultado é um trabalho que parece genérico, e que ao ser colocado ao lado de outro, não tem uma unidade estilística bem definida.

E isso é importante. A gente sabe que o seu trabalho é criar grandes projetos e construir sonhos incríveis. Ao mesmo tempo, você também tem que prestar atenção ao mercado e ao que o grande público espera. Se mostrar como não profissional vai dificultar e muito a sua vida. A solução? Criar agora mesmo a identidade visual do seu escritório!
 

Mas você anda sem condições de investir em um trabalho extenso de branding agora? Olha, o preço não precisa ser alto demais, hein? Conheça as condições da Pling e prepare-se para se surpreender!